HISTÓRIA MINIONU

O projeto MINIONU foi desenvolvido por alunos do curso de Relações Internacionais juntamente com o corpo docente. Tendo como principais objetivos difundir os princípios das Nações Unidas, buscar soluções coletivas para problemas mundiais, criar líderes e cidadãos conscientes da realidade atual, ampliar a cultura de modelos no Brasil e preparar os participantes para o convívio com as diferenças de um mundo sem fronteiras, através do estudo da cultura e política de outros países representados.

O primeiro MINIONU foi realizado em 2000 e recebeu mais de 200 estudantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Como o evento foi considerado um sucesso, superando as expectativas iniciais devido à rápida adesão dos estudantes e das escolas, em 2001 foi organizada sua segunda edição, que contou com a participação de mais de 500 estudantes de mais de 40 escolas da RMBH, interior de Minas Gerais, além do Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Neste ano, o evento teve um crescimento de 150% na participação.

Confirmando o sucesso das duas primeiras edições do MINIONU, em 2002, foi realizada na PUC Minas a 11ª edição do Harvard World Model United Nations, modelo promovido pela Universidade de Harvard.  A realização do World MUN na PUC Minas, reforçou ainda mais a liderança da Universidade na cultura de modelos no Brasil, além de ter sido considerado o maior modelo das Organizações Internacionais da América Latina. Os anos seguintes foram marcados pelo aumento da presença de alunos e principalmente pelas diversas regiões do Brasil das quais esses participantes vinham. 

Em 2009 comemoramos uma década ininterrupta de realização do projeto. A programação da edição comemorativa dos 10 anos do MINIONU foi bem variada, além de três dias de simulação tendo um comitê simulado em inglês. Em 2011 ocorreram 3 comitês de língua estrangeira  – inglês, espanhol e francês. Além de incorporar outras áreas de apoio durante os dias de simulação, como o NAI – Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, que atua no evento anualmente até então. 

No ano de 2015, em sua 16ª edição o MINIONU contou com aproximadamente 1000 alunos de todo o Brasil e 150 professores como público indireto, se consolidando como o maior modelo intercolegial das Nações Unidas da América Latina, além de manter parcerias com os cursos de Psicologia e Serviço Social para auxiliar os estudantes com eventuais demandas. O curso de Jornalismo também marcou presença cobrindo todo o evento através do Jornal Primal Times, responsável por registrar os acontecimentos anualmente.

O MINIONU 20 anos foi a maior edição de todos os anos. Com uma cerimônia de abertura impactante, música ao vivo e muita interação, 1300 alunos do Ensino Médio marcaram presença, 250 alunos da PUC Minas atuaram no projeto e 26 comitês foram simulados. Transformando assim, o MINIONU como o Maior Modelo de Simulação do Mundo.

A 21ª edição do MINIONU foi surpreendida por uma situação inédita: um cenário de pandemia. O projeto encarou os desafios que surgiram e fizeram acontecer a primeira edição online e gratuita do evento. Com a possibilidade dos alunos de todo o Brasil se conectarem através do computador, a edição foi marcada por participantes dos quatro lados do país. Em 2020, também surgiu o MINIONU Plural, em formato de lives para debater temas relevantes e sensíveis relacionados ao escopo do gênero e da sexualidade, em conjunto com rodas de conversas, englobando estudantes do ensino médio, alunos da PUC Minas e professores. 

Neste ano de 2021, a 22ª Edição está a todo vapor, ainda em um cenário pandêmico, mas que não irá impedir os jovens de se conectarem, fazerem trocas e debaterem, mesmo que virtualmente. Não deixem de acompanhar as novidades por nossas redes sociais!