História

O projeto MINIONU foi desenvolvido por alunos do curso de Relações Internacionais juntamente com o corpo docente. Tendo como principais objetivos difundir os princípios das Nações Unidas, buscar soluções coletivas para problemas mundiais, criar líderes e cidadãos conscientes da realidade atual, ampliar a cultura de modelos no Brasil e preparar os participantes para o convívio com as diferenças de um mundo sem fronteiras, através do estudo da cultura e política de outros países representados.

O primeiro MINIONU foi realizado em 2000 e recebeu mais de 200 estudantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Como o evento foi considerado um sucesso, superando as expectativas iniciais devido à rápida adesão dos estudantes e das escolas, em 2001 foi organizada sua segunda edição, que contou com a participação de mais de 500 estudantes de mais de 40 escolas da RMBH, interior de Minas Gerais, além do Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Neste ano o evento teve um crescimento de 150% na participação.

Confirmando o sucesso das duas primeiras edições do MINIONU, em 2002, foi realizado na PUC Minas a 11ª edição do Harvard World Model United Nations, modelo promovido pela Universidade de Harvard.  A realização do World MUN na PUC Minas, reforçou ainda mais a liderança da Universidade na cultura de modelos no Brasil.

Em 2002, o III MINIONU reuniu aproximadamente 800 alunos de ensino médio de Belo Horizonte e Região Metropolitana, interior de Minas Gerais, e também de outros estados. Neste ano ele foi considerado o maior modelo das Organizações Internacionais da América Latina.

A IV edição do evento, em 2003, trouxe para o campus da PUC Minas mais de 1000 estudantes de Ensino Médio que se dividiram em 17 comitês. No quinto ano do evento, em 2004, o índice de participação se manteve, 1000 alunos para 17 comitês. Os participantes vieram de diversas regiões do país, merecendo destaque a Região Sudeste e Centro-oeste.

Nestes 10 anos, destacamos a sexta edição do evento pela comemoração dos 60 anos da Organização das Nações Unidas – ONU. Foram simulados 20 comitês, o que possibilitou a participação de mais de 1200 alunos de ensino médio de todo o Brasil.

Em 2006 e 2007, as edições 7ª e 8ª respectivamente, repetiram a receita de sucesso dos anos anteriores e se destacaram pelo expressivo número de escolas que procuraram participar do evento.

2008 foi o ano de consagração do MINIONU pela qualidade dos debates e organização. Participaram do evento 1000 estudantes do ensino médio, 100 professores e 150 alunos do curso de Relações Internacionais. Esta foi considerada pelo público a melhor edição do evento.

Em 2009 comemoramos uma década ininterrupta de realização do MINIONU. A programação da edição comemorativa dos 10 anos do MINIONU foi bem variada, incluindo atividades específicas para os professores que acompanham os alunos, seminários e debates acerca dos temas internacionais, além de três dias de simulação tendo um comitê simulado em inglês. Neste ano, contamos, novamente, com a participação de aproximadamente 1000 estudantes do ensino médio, 100 professores e mais de 150 alunos do curso de Relações Internacionais.

Em outubro de 2010, registrou importantes avanços no processo de internacionalização do evento. O 11º MINIONU contou com a execução de dois comitês em língua estrangeira, a presença e intervenção de palestrantes e profissionais da área de Relações Internacionais, além da participação de alunos estrangeiros.

No ano de 2011, o MINIONU contou novamente com a presença de especialistas, mas agora em todos os comitês, além de 3 comitês em língua estrangeira – inglês, espanhol e francês. Dessa forma, através de profissionais da area de relações internacionais e de alunos estrangeiros ao longo dos dias da simulação, o modelo obteve grande crescimento. Incorporamos outras áreas aos dias de simulação, como por exemplo a psicologia que estava presente prestando apoio a toda a equipe e participantes e o NAI – Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Com isso, tornou-se uma edição com inovações e diferencial.

Em sua 13ª Edição, foram simulados 15 comitês, além da simulação para Professores, comitê de Crises e Intervenções, e o Comitê de Imprensa – Primal Times. Essa edição também contou com diversas intervenções qualificadas, feitas por especialistas em todos os comitês, aumentando a proximidade com a realidade e dinamizando ainda mais as sessões.

O 14º MINIONU contou com uma atividade inovadora de Workshops em todos os comitês. Foram feitas palestras e atividades interativas relacionadas aos temas, com professores convidados e representantes de organizações. Além de permitir uma melhor familiarização com o tema, essa atividade também ofereceu aos delegados uma oportunidade para esclarecimento de  dúvidas a respeito dos assuntos de seus comitês, deixando-os melhor preparados, mais confiantes e entusiasmados com as futuras discussões. Além disso, foram simulados com sucesso novamente comitês em três línguas estrangeiras.

A edição comemorativa dos 15 anos do MINIONU contou com 18 comitês, dentre esses três eram em idiomas oficiais da ONU (inglês, francês e espanhol) e Workshops a fim de dinamizar o comitê por meio de discussões mais especializadas sobre o tema (normalmente com um convidado), proporcionando aos participantes grande envolvimento com os temas e o evento como um todo.

Anúncios