Dúvidas frequentes

foca explicaAlgumas perguntas ouvimos com frequência ao longo dos anos, por isso a Foca já respondeu algumas. Você também pode entrar em contato conosco pelo telefone 31 3319-4527 ou envie e-mail para minionu@pucminas.br.

  • Qual o período das inscrições?

As inscrições acontecem entre os dias 08 e 12 de maio de 2017

  • Quem pode participar?

Alunos do ensino médio, regularmente matriculado em uma escola participante.

  • Onde acontecerá o evento?

PUC Minas – Coração Eucaristico | Av. Dom José Gaspar, 500 – prédio 43

  • Qual a data do evento?

O MINIONU acontecerá no feriado de outubro, entre os dias 12 e 15 de outubro.

  • Como consigo isenção?

Durante os dias 10 a 20 de abril de 2017 as escolas públicas podem solicitar isenção do pagamento da inscrição através do formulário em nosso site. Lembramos que as solicitações de isenção serão analisadas somente para Escolas Públicas. Solicitações de Escolas Particulares serão sumariamente descartadas pelo MINIONU.

  • O que é o MINIONU PREVIEW? 

Um evento que antecede o MINIONU, realizado no dia 24 de junho, professores e chefes de delegação inscritos são convidados a virem até a PUC Minas para conhecer mais sobre a edição atual. Durante uma agradável manhã de muito bate papo equipe, professores e alunos conhecem mais sobre o MINIONU e enriquecem a preparação para o evento que acontecerá em outubro.

  • Quem é o chefe de delegação?

Chefe de delegação é o aluno, ou a aluna, escolhido(a) para ser o(a) representante dos participantes da sua escola. Durante os dias do MINIONU é ele quem participa da reunião entre os chefes de delegação e a coordenação do projeto, sendo ele o porta voz da delegação. Auxiliar o professor responsável na orientação e preparação dos demais alunos também é função do chefe de delegação, sendo este o motivo por ele acompanhar o professor no MINIONU Preview.

  • O que é uma delegação?

Todos os participantes da mesma escola formam uma delegação. As escolas inscritas, participam do MINIONU com uma delegação composta por alunos do ensino médio e que são acompanhados pelo professor responsável. Os alunos do ensino médio transformam-se em delegados e são distribuídos em seus comitês, onde defendem interesses do ator/representação a ele atribuído.

  • Qual é a minha representação?

Através das designações. Que serão divulgadas, para as escolas inscritas, no dia 22 de junho, através do e-mail.  Procure pelo professor responsável de sua escola e saiba quais são as representações.

  • Os dossiês, servem para que?

Os diretores irão disponibilizar dossiês, sobre todas as representações presentes em seu comitê. São através dos dossiês que os participantes conseguem entender qual o papel de cada membro do comitê, orientando melhor as pesquisas. Sendo assim, leia o dossiê da sua representação e dos demais membros do comitê. Estar bem informado será fundamental para auxiliar nas negociações e na sua atuação nos debates.

  • O que são modelos das nações unidas?

Os Modelos de Organizações Internacionais são atividades extra-curriculares promovidas por escolas e universidades nas quais estudantes assumem os papéis de representantes de países e organizações em arenas específicas de debate sobre temas internacionais.

As origens dessa prática remontam à primeira metade do século XX, quando professores e alunos de Política e Relações Internacionais da Universidade de Harvard criaram o “Modelo da Liga das Nações”, simulando os debates e negociações travados no âmbito das Organizações Internacionais da época.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o estabelecimento da Organização das Nações Unidas, o modelo foi rebatizado com o nome de “Modelo das Nações Unidas” (MUN na sigla em inglês). Diversas outras universidades nos Estados Unidos e na Europa começaram então a desenvolver suas próprias conferências, popularizando a atividade também junto às escolas secundaristas.

  • Quais são os cursos da PUC Minas envolvidos no projeto?

A maior parte de nossa equipe é formada pelos graduandos de Relações Internacionais. E também contamos com a parceria/participação dos alunos de Psicologia e dos cursos de Comunicação Social. Professores e funcionários da universidade também colaboram com o projeto.

  • Qual é a participação dos alunos de psicologia?

A oportunidade de participar de uma simulação é extremamente enriquecedora para os delegados. Além das habilidades de oratória e argumentação, são exercitadas também a capacidade de trabalho em equipe e gerência do imprevisto. Pela própria dinâmica do evento torna-se natural, principalmente junto aos alunos que participam da atividade pela primeira vez, sentimentos de inibição e ansiedade nas primeiras sessões. Diversos delegados, no entanto, encontram dificuldades para tomar parte nas discussões por nervosismo, timidez ou irritabilidade excessivos.

Com o intuito de prover suporte especializado para ajudar os participantes a superar essas dificuldades e assegurar que eles possam desfrutar ao máximo da experiência que o modelo proporciona, a coordenação do MINIONU firmou parceria junto ao Departamento de Psicologia da PUC Minas. Além de ministrar treinamentos para capacitar a equipe acadêmica do MINIONU a identificar e lidar com essas situações, estagiários do curso de graduação em Psicologia da PUC Minas estarão à disposição para atender os alunos que necessitarem de suporte psicológico ao longo de todo o evento.

Anúncios