Dúvidas frequentes

foca explicaAlgumas perguntas ouvimos com frequência ao longo dos anos, por isso a Foca já respondeu algumas. Você também pode entrar em contato conosco pelo telefone 31 3319-4527 ou envie e-mail para minionu@pucminas.br.

  • Qual o período das inscrições?

As inscrições ocorrerão entre os dias 03 e 10 de maio de 2019.

  • Quem pode participar?

Alunos do ensino médio, regularmente matriculado em uma escola participante.

  • Onde acontecerá o evento?

PUC Minas – Coração Eucaristico | Av. Dom José Gaspar, 500 – Belo Horizonte.

  • Qual a data do evento?

O MINIONU acontecerá no feriado de outubro, entre os dias 12 e 15 de outubro.

  • Como consigo isenção?

Durante os dias 01 a 07 de abril de 2019 as escolas públicas e particulares* poderão solicitar isenção do pagamento da inscrição através do formulário em nosso site.

*A solicitação é válida para aqueles (as) alunos (as) que estão matriculados (as) no ensino médio e que sejam contemplados (as) com bolsa integral (a partir de comprovação).

  • O que é o MINIONU PREVIEW? 

Um evento que antecede o MINIONU, realizado no dia 15 de junho, professores e chefes de delegação inscritos são convidados a virem até a PUC Minas para conhecer mais sobre a edição atual. Durante uma agradável manhã de muito bate papo para que a equipe de  professores e alunos conheçam mais sobre o MINIONU e enriqueçam a preparação para o evento que acontecerá em outubro.

  • Quem é o chefe de delegação?

Chefe de delegação é o aluno, ou a aluna, escolhido(a) para ser o(a) representante dos participantes da sua escola. Durante os dias do MINIONU é ele quem participa da reunião entre os chefes de delegação e a coordenação do projeto, sendo ele o porta voz da delegação. Auxiliar o professor responsável na orientação e preparação dos demais alunos também é função do chefe de delegação, sendo este o motivo por ele acompanhar o professor no MINIONU Preview.

  • O que é uma delegação?

Todos os participantes da mesma escola formam uma delegação. As escolas inscritas, participam do MINIONU com uma delegação composta por alunos do ensino médio e que são acompanhados pelo professor responsável. Os alunos do ensino médio transformam-se em delegados e são distribuídos em seus comitês, onde defendem interesses do ator/representação a ele atribuído.

  • Qual é a minha representação?

Através das designações, que será feita pelo professor responsável. Portanto, procure pelo professor responsável de sua escola e saiba quais são as representações.

  • Os dossiês, servem para que?

Os diretores irão disponibilizar dossiês, sobre todas as representações presentes em seu comitê. São através dos dossiês que os participantes conseguem entender qual o papel de cada membro do comitê, orientando melhor as pesquisas. Sendo assim, leia o dossiê da sua representação e dos demais membros do comitê. Estar bem informado será fundamental para auxiliar nas negociações e na sua atuação nos debates.

  • O que são modelos das nações unidas?

Os Modelos de Organizações Internacionais são atividades extra-curriculares promovidas por escolas e universidades nas quais estudantes assumem os papéis de representantes de países e organizações em arenas específicas de debate sobre temas internacionais.

As origens dessa prática remontam à primeira metade do século XX, quando professores e alunos de Política e Relações Internacionais da Universidade de Harvard criaram o “Modelo da Liga das Nações”, simulando os debates e negociações travados no âmbito das Organizações Internacionais da época.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o estabelecimento da Organização das Nações Unidas, o modelo foi rebatizado com o nome de “Modelo das Nações Unidas” (MUN na sigla em inglês). Diversas outras universidades nos Estados Unidos e na Europa começaram então a desenvolver suas próprias conferências, popularizando a atividade também junto às escolas secundaristas.

  • Quais são os cursos da PUC Minas envolvidos no projeto?

A maior parte de nossa equipe é formada pelos graduandos de Relações Internacionais. E também contamos com a parceria/participação dos alunos de Psicologia e dos cursos de Comunicação Social. Professores e funcionários da Universidade também colaboram com o projeto.

  • Qual é a participação dos alunos de psicologia?

A oportunidade de participar de uma simulação é extremamente enriquecedora para os delegados. Além das habilidades de oratória e argumentação, são exercitadas também a capacidade de trabalho em equipe e gerência do imprevisto. Pela própria dinâmica do evento torna-se natural, principalmente junto aos alunos que participam da atividade pela primeira vez, sentimentos de inibição e ansiedade nas primeiras sessões. Diversos delegados, no entanto, encontram dificuldades para tomar parte nas discussões por nervosismo, timidez ou irritabilidade excessivos.

Com o intuito de prover suporte especializado para ajudar os participantes a superar essas dificuldades e assegurar que eles possam desfrutar ao máximo da experiência que o modelo proporciona, a coordenação do MINIONU firmou parceria junto ao Departamento de Psicologia da PUC Minas. Além de ministrar treinamentos para capacitar a equipe acadêmica do MINIONU a identificar e lidar com essas situações, estagiários do curso de graduação em Psicologia da PUC Minas estarão à disposição para atender os alunos que necessitarem de suporte psicológico ao longo de todo o evento.

Anúncios