Documentos

O MINIONU permite aos participantes trabalhar com alguns tipos de documentos. Antes do evento o delegado produz um documento de posição oficial e a mesa produz um documento de trabalho chamado de agenda.

  • dpoNo documento de posição oficial (DPO) o delegado detalha qual será o posicionamento de sua representação sobre o tema a ser tratado no comitê do qual faz parte. Esse documento deve ser impresso e também deve conter quais as medidas adotadas pelo mesmo.Vale ressaltar que o DPO deve conter apenas UMA PÁGINA. Não se esqueça de indicar o nome do país e do delegado que o representa (bem como o colégio), logo no início do documento. Se possível, coloque no cabeçalho o Brasão do Ministério das Relações Exteriores do país representado. No caso de uma organização internacional, use a logomarca da mesma.
    Atentem ainda para o fato de que o DPO deve conter informações que diz respeito à posição do ator internacional na negociação em questão e deve ser objetivo. Logo, a informação sobre quantos habitantes tem o país só é relevante se tiver alguma relação com o tema do comitê. Por exemplo: Se você discutirá segurança alimentar, é relevante fornecer informações como o número de habitantes e a produção interna de alimentos. Entretanto, isso tem pouca relevância se a discussão é um conflito em outro continente.
  • agendaAgenda é um tipo de documento apresentado pelos diretores, onde possui tópicos que problematizam o tema ou apresentam pontos cruciais acerca do mesmo. Para cada tópico da agenda será aberta uma nova lista de oradores através de uma moção para discussão do tópico.Cada tópico deverá, obrigatoriamente, conter uma Resolução. Quando a lista de oradores para discussão do tópico for encerrada ou fechada, e a última delegação se pronunciar, o comitê automaticamente seguirá para a votação das propostas de Resolução do mesmo. Aprovada ou não a Resolução, retornam para a lista de oradores base do Comitê, até que outra moção para introdução para discussão de um novo tópico seja movida. Os delegados devem ficar atentos aos debates, pois a mesa não permitirá discussões de um tópico dentro das discussões de outro.Agora sabemos que a agenda contribui para condução e organização dos debates. Vimos que todos os tópicos da agenda são discutidos e devem ter uma resolução.

Durante os dias de debates, os delegados poderão produzir ou apresentar outros três tipos de documentos : Documento de Trabalho (de caráter informal), Propostas de Resolução (assinadas pelas delegações e representa o desfecho do tópico em discussão e o que o comitê decidiu que será feito em relação ao tema de debate) e Propostas de Emendas às cláusulas da proposta de resolução (são de três tipos: inclusão, exclusão e substituição).

  • documento de trabalhoDurante os debates são apresentados alguns documentos provisórios, que possuem caráter informal e servem para auxiliar as discussões do Comitê. Eles são chamados documentos de trabalhos e não possuem um formato específico.Sendo assim os delegados podem apresentar como documento de trabalho textos, mapas, imagens, artigos, notícias, cartas, etc, desde que contribua para a discussão. Todos os documentos devem ser aprovados pela Mesa Diretora antes de serem divulgados aos demais delegados do Comitê. Fica a critério dos diretores estipularem um número mínimo de signatários (delegados que assinam), para que um documento seja apreciado e aprovado, garantindo assim a pertinência dos documentos.

  • resoluçãoAo chegar em um acordo ou decisão os delegados deverão redigir um documento oficial que é chamado de proposta de resolução. Esse documento se torna uma resolução quando aprovada em um processo de votação.Antes de ser votada os delegados podem propor emendas, que são documentos que possuem como função alterar a proposta de resolução.É necessário uma resolução para cada tópico da agenda, sendo assim, ao concluir os trabalhos, esses documentos serão transformados em um único, denominado resolução final.

    A Foca tem mais coisas para explicar sobre as resoluções, afinal é um documento de extrema importância. As resoluções devem ser introduzidas, lidas e possuem formatação específica. Portanto, esse assunto será retomado pelos diretores durante a revisão de regras.

Se preferir assista a Barbara Magalhães, Secretária Geral do 16º MINIONU explicando sobre:
Documentos