Diplomacia

Como explica o Ministério das Relações Exteriores (ou Itamaraty), o conceito de diplomacia “tradicionalmente tem sido associado à promoção da imagem de um país no exterior. Concebida como política pública, a política externa de um Estado deve atender aos anseios da população e visar os interesses nacionais.”

Nos dias de debates os alunos vivenciam um ambiente diplomático; um espaço voltado à tolerância e ao respeito ao próximo, prezando sempre pelo diálogo. Nele, devemos nos portar de maneira adequada para que se alcancem as resoluções. Sendo assim os delegados precisam estar com traje formal e devem se atentar ao vocabulário e o linguajar adequado.

Pensando em manter o decoro os participantes do MINIONU utilizam das chamadas palmas diplomáticas, quando querem demonstrar apoio aos discursos.

decoro“Decoro senhores delegados!”

Quem já participou sabe que esta fala é da mesa diretora. Ela acontece, normalmente, quando a sala está bagunçada e atrapalhando o andamento dos trabalhos.

O excesso de conversas paralelas, o não cumprimento das regras, as ofensas pessoais, o mau comportamento e entre outras posturas equivocadas são considerados quebra de decoro. Diante desses, os diretores irão bater o malhete e ordenar que os participantes mantenham o decoro, ou seja, retornem a postura correta para o ambiente diplomático.

Que todos tenham decoro para que possam aproveitar ao máximo o MINIONU.

Anúncios