Comitê de Imprensa

estrutura imprensaClique aqui para acessar o Guia de Estudos

O Comitê de Imprensa está presente na cobertura do MINIONU através de várias mídias e repórteres espalhados por comitês e corredores. É através do jornal Primal Times que todos os participantes do modelo se informam durante os dias do MINIONU. Quando se encerram os trabalhos, é hora de recorrer à página do Primal no Facebook para verificar fotos e vídeos feitos durante os dias de simulação.

Todo esse trabalho de organização e execução da cobertura do evento fica a cargo dos alunos do prédio de Comunicação Social da PUC Minas, na grande maioria graduandos em jornalismo. Sob orientação de dois diretores (alunos com experiência no Comitê de Imprensa), os integrantes do Comitê são divididos em grupos e trabalham em áreas específicas. Veja a baixo quais são e as funções desempenhadas no comitê de Imprensa:

imprensa_areas-01

PRIMAL TIMES (jornal impresso): conta com o editor da redação, responsável por organizar e revisar todo conteúdo do jornal; diagramador, aquele que posiciona e distribui todos os elementos gráficos (textos, figuras, fotos e outros) nas páginas, facilitando a leitura do jornal; e os monitores de texto, que, no período pré-evento, colhem informações e redigem matérias, e, durante o evento, auxiliam os delegados-repórter da Imprensa na cobertura dos comitês.

PRIMAL NA WEB (núcleo da web): é formado por uma equipe antenada a tudo que acontece, não apenas na redação do Comitê de Imprensa, e sim, por todo o MINIONU. Esse time é responsável por fazer uma cobertura em tempo real do modelo para aqueles que não participam do evento, publicando as melhores fotos, vídeos e curiosidades sobre os bastidores do evento.

TV PRIMAL: nela participam graduandos com experiências técnicas em filmagem, captura de áudio e edição de vídeo. Nesta equipe também estão os chamados monitores de texto, que se dividem em produtores e repórteres nos meses anteriores ao do evento. Assim como no impresso, são eles que durante o evento, organizam e auxiliam os delegados na hora de gravarem chamadas sobre os comitês.

FOTOGRAFIA: com participação de alunos com experiência em fotografia, está área corre atrás dos melhores registros do evento e, por isso, ficam constantemente conectados a todas as outras mídias do Comitê. Esta equipe normalmente é composta por 4 ou 5 fotógrafos e uma editora responsável por descarregar, organizar e editar todas as fotografias do evento.

O Comitê de Imprensa participa de todos os treinamentos até o evento e organizam exercícios e orientações direcionados especificamente para cada área da cobertura, sempre contando com o apoio da PUC TV e dos laboratórios do prédio de Comunicação.

 

Anúncios