FASTPOST: Pan-arabismo

 

         Para a melhor compreensão do cenário ideológico e político internacional ao longo do período da Grande Guerra, o entendimento de algumas ideologias se faz relevante, dentre elas o Pan-Arabismo.

            A partir da proposta de formação de um único Estado Árabe em uma série de cartas trocadas ente o Xarife de Meca, Huceine Ibne Ali, e o Alto Comissário britânico no Egito, Sir Henry McMahon, a ideologia do Pan-Arabismo se fortaleceu na região, visando assim constituir um Reino Árabe independente que dominasse toda a Península Arábica, o Iraque, o Kuwait e a região do Levante, composta por Síria, Jordânia, Líbano e Palestina. Nestas correspondências o Xarife se comprometia a instaurar uma revolta árabe contra o Império Otomano em troca do apoio do Reino Unido a consolidação de um Estado árabe unificado no Oriente Médio (SEIKALY, 2016).

pan arabism

            O Levante Árabe contra os Otomanos era de interesse dos britânicos, haja vista que o Império era considerado o maior aliado do Império Alemão na Guerra, e consequentemente, um dos maiores inimigos da Entente. Tal revolta foi, de fato, bem sucedida em suas pretensões iniciais, gerando uma profunda crise social no Império durante a Grande Guerra, em que civis foram massacrados, deportados e passaram fome. Contudo, os britânicos acabaram não cumprindo com a promessa de instaurar o Reino Árabe, gerando, assim, ainda mais movimentação social e o fortalecimento da ideologia do Pan-Arabismo (YANIKDAĞ, 2014).

REFERÊNCIAS

SEIKALY, Samir. Arab Bureau. Disponível em: https://encyclopedia.1914-1918-online.net/article/arab_bureau. Acesso em: 8 de outubro de 2017.

SOARES, Júlia. Pan-Arabism. Disponível em: https://googleweblight.com/?lite_url=https://17minionubandung1955.wordpress.com/2016/10/03/pan-arabism/&ei=7S0oVZE0&lc=pt-BR&s=1&m=897&host=www.google.com.br&ts=1506709826&sig=ANTY_L1qiZxdOm4IJUEbgGQ2HgXo7TAnbA. Acesso em: 6 de outubro de 2017.

YANIKDAĞ, Yücel. Ottoman Empire/ Middle East. Disponível em: https://encyclopedia.1914-1918-online.net/article/ottoman_empiremiddle_east. Acesso em: 9 de outubro de 2017.

 

 

.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s