Os direitos políticos das mulheres

Caros senhores delegados,

As discussões do nosso comitê se estabelecem em torno de três principais pontos, o direito das mulheres ao voto, à candidatura e a ocupar cargos públicos. Por isso, neste post vamos relembrar um pouquinho o significado de cada um deles.

Direito ao voto

O voto é a maneira mais importante dos cidadãos influenciarem na política. Contudo, em grande parte dos países, este direito é restrito, normalmente a homens brancos, além de outras restrições como grau de riqueza. Assim, as mulheres, mesmo sendo um elevado número na sociedade, não possuem tal benefício em muitos Estados, tanto para eleições locais quanto para as de nível nacional. O crescimento dos movimentos sufragistas desde o início do século vem pressionando governos para que esta situação seja alterada. O primeiro país a reconhecer o direito ao voto a todas as mulheres foi a Nova Zelândia em 1893, porém o direito à candidatura feminina só foi permitido em 1919. Países como Portugal, Equador, Colômbia, África do Sul, dentre outros, até o ano de 1953, não concederam este direito às mulheres.

ezgif.com-crop

Direito à candidatura

As sufragistas, além de lutarem pelo direito ao voto, também tinham em sua luta o direito das mulheres a se candidatarem às eleições. Muitos países reconhecerem o direito ao voto feminino, primeiro e só posteriormente o direito à candidatura. O voto é um importante meio de influenciar na política, na medida que o cidadão escolhe o candidato de sua preferência para governar. Contudo, a melhor forma das mulheres de se sentirem representadas por algum político que pudesse fazer políticas públicas para elas são as próprias mulheres, por isso a importância deste direito, o qual garante maior equidade política.

ezgif.com-crop (2)

Direito a ocupar cargos públicos

Após entender a importância dos direitos políticos que as mulheres conquistaram ao longo da história, como os citados acima (direito ao voto e à candidatura), podemos perceber que a participação das mulheres na esfera pública demandou muita luta e perseverança por parte daquelas que abraçaram a causa e agiram através de movimentos sociais. Tão importante quanto os direitos ao voto e à candidatura, o direito a ocupar cargos públicos representa, principalmente, a posição que foi conquistada pelas mulheres, apesar disso, durante muitos e muitos anos, as mulheres não conseguiram ocupar esses lugares em que os homens representavam uma maioria esmagadora. Em todo o mundo, até os anos 50, poucas mulheres ocupam cargos relevantes em seus governos.

ezgif.com-crop (1)

REFERÊNCIAS:

STUDY GUIDE: The Right to Vote. Human Rights Library, 2003. University of Minnesota. Disponível em: <http://hrlibrary.umn.edu/edumat/studyguides/votingrights.html&gt;.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s