FASTPOST: O fim da Grande Guerra

A Grande Guerra, considerada por muitos estudiosos da época como a mais terrível das guerras, tirou a vida de cerca de 9 milhões de soldados e, direta ou indiretamente, causou a morte de mais de 10 milhões de civis, paralelo ao grande estrago econômico. Depois de 4 anos conflituosos e sangrentos, em 1918 a guerra finalmente chegou ao fim. Em 7 de novembro desse mesmo ano, o chanceler alemão, Max von Baden, enviou delegados à França para negociar uma trégua, que foi assinada no dia 11 de novembro.

fim da guerra2

Dentre as mudanças que culminaram no fim da guerra, uma das mais relevantes foi a retirada da Rússia da guerra, em 1917, uma vez que sua economia estava arruinada e seu exército, obsoleto. Ainda em 1917 temos a entrada norte-americana no conflito.

A aliança das potências centrais da Europa desmoronava diante das Forças Aliadas, que contavam com um melhor apoio suplementar e coordenação. As tropas dos países centrais estavam exaustas, o apoio logístico enfrentava severas dificuldades e, no plano interior, os países enfrentavam questões sociais difíceis. Somados todos esses elementos com a superioridade dos Aliados, Império Austro-Húngaro, Bulgária, Império Otomano e Império Alemão viram-se forçados a buscar um armistício com os Aliados nos primeiros dias de novembro de 1918.

Esses fatores e suas consequências levaram ao momento para o qual estamos nos preparando: A Conferência de Paz de Paris.

 

REFERÊNCIAS

Termina a Primeira Guerra Mundial. Disponível em

<http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/termina-a-primeira-guerra-mundial/&gt; Acesso em: 17 de setembro de 2017.

Primeira Guerra Mundial: A Grande Guerra. Disponível em: <http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/primeira-guerra-mundial.htm&gt;. Acesso em: 17 de setembro de 2017.

Os resultados da Primeira Guerra Mundial. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/os-resultados-primeira-guerra-mundial.htm>  Acesso em 17 de setembro de 2017.

Primeira Guerra Mundial. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Primeira-Guerra-Mundial/482881&gt;  Acesso: em 17 de setembro de 2017.

HOJE NA HISTÓRIA 1918. Alemanha assina armistício que põe fim à Primeira Guerra Mundial. Disponível em <http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/1913/conteudo+opera.shtml&gt; . Acesso em: 17 de setembro de 2017.

Primeira Guerra Mundial- As consequências.  Disponível em: http://www.historiasefemeras.com/2015/12/primeira-guerra-mundial-as-consequencias.html Acesso em: 17 de setembro de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s