Chegou a hora dele: O DPO

Olá, delegados e delegadas! Nos encontraremos nessa semana, ansiosos? Sabemos que nós sim. Mas enfim, para dar os últimos toques na preparação para o MINIONU, depois de estudarem todos os posts e os guias (ou pelo menos é o que a mesa diretora prefere sonhar), depois de fazerem as pazes com o dress code e tentarem ficar pelo menos 5 minutos sem ter um ataque de ansiedade com o MINIONU nesses últimos dias (muito mais difícil que qualquer um destes anteriores, nós sabemos) falta, enfim, apenas mais uma coisa: O famoso Documento de Posição Oficial – ou DPO.

Mas afinal, o que é um DPO? Se você nunca fez uma simulação que precisasse de um, a gente te explica! Documento de Posição Oficial, como o nome já sugere, é um documento que demonstra o posicionamento da delegação durante os debates. Obviamente, este posicionamento tem que ser coerente com a política externa da delegação. Apesar de causar muita polêmica, o DPO é um documento relativamente simples. Passaremos aqui algumas informações para orientá-los na digitação e formulação do documento. Vale ressaltar que este post entra como uma forte sugestão aos delegados e às delegadas. Ou seja, podem se sentir livres para modificar alguma coisa no documento de vocês, desde que não fique muito fora deste “modelo”.

O DPO é um documento pequeno, de uma página ou no máximo duas e também é, como todo documento, dividido em início, meio e fim, com uma lógica interligando as partes. No início do texto, normalmente se faz um cumprimento à casa de debates (em nosso caso, à OTAN). Tal cumprimento não precisa passar de um parágrafo, podendo ser menor que isto. Logo em seguida, se introduz o assunto a ser debatido de forma geral, com suas implicações para a comunidade internacional e ressaltando aquilo que a delegação achar de suma importância para a discussão.

Após se estabelecer a linha guia defendida por sua delegação, é bom que se introduza o seu país de forma breve, explicando o porquê do assunto ser importante para o comitê, de acordo com o ponto de vista do seu Estado e mostrar um pouco da forma em que vocês planejam conduzir o debate, mostrando a articulação da delegação com o tópico. Por fim, se encerra com alguma consideração que a delegação julga ser importante, realizando considerações sobre o assunto debatido, os Estados envolvidos no debate e a casa de debates (Conselho do Atlântico Norte). Ao final do documento, se deixa um espaço para a assinatura dos representantes.

Especificidades técnicas:

  • Fonte: Arial; Tamanho: 12.
  • Parágrafo > Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas;
  • Alinhamento: Justificar.

Na parte superior do DPO, antes do posicionamento propriamente dito, é necessário que se apresente o nome dos delegados, o nome oficial da delegação  representada e o comitê no qual a delegação se encontra. Além disto, deve-se colocar a bandeira oficial da delegação oposta ao brasão de armas (confiram no exemplo).

Uma última coisa, de extrema importância a ser destacada: O posicionamento expresso no DPO deve ser o da delegação representada, ainda que os delegados não concordem com esta.

Exemplo de DPO

Exemplo do modelo oficial do MINIONU 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s