A mulher e o meio ambiente

meio ambiente

 

Enquanto o debate sobre as respostas climáticas persiste, o nível da água sobe e a mudança climática está causando destruição em todo o mundo. Entre os mais afetados são as mulheres, pois elas reúnem água, peixes, ou terras agrícolas afetadas pelas cheias. Durante a gravidez e a maternidade, sua saúde está mais em risco. Enquanto isso, suas vozes são muitas vezes as últimas a serem ouvidas no planejamento e gestão ambiental. Elas também têm menos acesso à terra e aos recursos produtivos.

Este ano, como a ONU observa o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é “levantar a sua voz , e não o nível do mar.” Aqui, vamos dar uma olhada em como as mulheres podem e fazem a diferença. Embora nem sempre reconhecidas, as mulheres desempenham um papel crucial para garantir que os ecossistemas frágeis sejam protegidos, as famílias sejam capazes de sobreviver a desastres naturais e recursos naturais sejam geridos de uma forma justa, eficiente e sustentável. Embora as mulheres provem suas habilidades na gestão dos recursos naturais e adaptação às alterações climáticas, suas contribuições são muitas vezes subestimadas ou não valorizadas.

As mulheres e o meio ambiente é uma das 12 áreas críticas de preocupação identificadas na Declaração de Beijing e Plataforma de Ação, adotados pelos líderes mundiais na Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres, em 1995. A Plataforma identificou três objetivos estratégicos para a ação do governo sobre o meio ambiente. Estes incluem envolver as mulheres ativamente no processo de tomada de decisão ambiental em todos os níveis, integrar as suas preocupações e perspectivas nas políticas e programas, e estabelecer formas de avaliar o impacto das políticas de desenvolvimento e ambientais sobre as mulheres.

Vinte anos depois, as mulheres estão fazendo incursões e os governos estão cada vez mais buscando sua experiência e liderança na tomada de decisões fundamentais do ambiente. Mesmo assim, ainda há muito a ser feito para apoiar o papel das mulheres na tomada de decisão e assegurar um futuro melhor para todos. Para este fim, a ONU está trabalhando para colocar as mulheres na vanguarda do desenvolvimento sustentável e nos esforços para enfrentar os efeitos da mudança climática.

Postado originalmente por: ONU Mulheres <http://beijing20.unwomen.org/en/in-focus/environment – Tradução nossa

Quais são os objetivos estratégicos abordados pela Declaração em relação a mulheres e o meio ambiente?

  • Envolver a participação da mulher na adoção de decisões relativas ao meio ambiente em todos os níveis
  • Procurar integrar as preocupações e perspectivas de gênero nas políticas e programas em prol do desenvolvimento sustentável
  • Fortalecer ou estabelecer mecanismos, em nível nacional, regional e internacional, para avaliar o impacto nas mulheres das políticas de desenvolvimento e ambientais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s