Perguntas Frequentes

Fizemos uma lista com as perguntas mais comuns dos delegados. Caso a sua pergunta não esteja na lista, não hesite em nos procurar na página do Facebook ou por nosso e-mail (18minionucdh2018@gmail.com).

O meu país é pequeno ou não tem nada a ver com o tema do comitê. O que eu faço?

Michelle.gif

Não há como negar que algumas delegações são realmente mais importantes que outras dependendo do assunto. Porém isso não quer dizer que sua participação é desnecessária. Muito pelo contrário! A participação e opinião de todos – seguindo a política externa da sua representação – é extremamente importante e valiosa para o comitê. É possível articular seu discurso para promover e se aliar com países maiores, ou tentar convencer outras delegações que algumas medidas adotadas no seu país são importantes. A participação depende muito da preparação de cada delegado e, caso tenha se preparado bem, pouco importa qual o seu país, sua contribuição será muito bem-vinda! Cada delegação tem sua importância, afinal nenhuma está no comitê por acaso e a participação de todos é essencial para o bom andamento dos debates.

Como devo me vestir? Tenho que ir de roupa social?

suit up.gif

Apesar de recomendar que os senhores se vistam da mesma maneira que os representantes internacionais para dar uma maior realidade para a simulação, nenhum delegado é forçado a se vestir de nenhuma maneira específica. Para as meninas, recomenda-se terninhos, blusas sociais, vestidos e saias (cuidado com o cumprimento!), em geral, caem muito bem. Já para os meninos o bom e velho terno é uma ótima opção. Caso você não tenha condições de vestir roupas assim não se preocupe! Só evite bermudas, decotes excessivos, saias e vestidos muito curtos, bonés, roupas largas e acessórios demasiadamente chamativo, uma vez que estas vestimentas não caem bem no ambiente diplomático.

Minha representação é um país que se veste diferente. Posso me vestir de acordo?

giphy.gif

Deve! Nós encorajamos fortemente os delegados, se possível, a incorporar elementos típicos da cultura de seus países no visual. É uma maneira muito legal de entrar realmente no personagem daquilo que você irá defender. Além disso é muito comum no ambiente diplomático ver delegados com vestimentas e adornos típicos de determinadas regiões do mundo.

Posso ir contra a política externa do meu país?

jamais.gif

Jamais! É extremamente importante para o bom andamento dos debates que cada delegado permaneça fiel ao posicionamento de seu país, afinal é dessa maneira que damos ao CDH a cara de realidade. Para isso, uma boa pesquisa e preparação é essencial e, por tal razão, disponibilizamos o máximo de material possível: guia de estudos, dossiês e informações neste blog. Uma outra forma de preparação são os DPOs (Documento de Posição Oficial) que deve ser entregue no primeiro dia de simulação. No entanto, por mais bem preparado que os senhores estiverem podem sim surgir dúvidas. Caso queiram esclarecer alguma questão, sintam-se à vontade para perguntar à mesa diretora, por meio de bilhetes principalmente.

E o DPO? Preciso apresentar?

não.gif

Não! O Documento de Posição Oficial será entregue no início da primeira sessão e ficará disponível para consulta dos demais delegados para se inteirar do posicionamento de cada representação. Ele servirá como um auxílio para os outros delegados, não sendo apresentado, avaliado ou discutido.

Eu sou obrigado a falar e participar dos debates?

tenor.gif

Não! Você não será forçado a se pronunciar durante os debates, mas nossa intenção é que todas as delegações se pronunciem, exponham seus pontos de vista acerca do tema discutido em algum momento, afinal, é isso que torna as discussões produtivas. Todas as delegações são importantes, então é essencial ouvir o que todos têm a dizer. O ideal é que todos participem ativamente, pois discutir e negociar são grande parte da experiência MINIONU. Não tenham vergonha! Somos todos alunos, estamos aprendendo juntos e a sua colaboração com certeza ensinará muito a todos os presentes. Além disso, você só colherá os bons frutos que o projeto tem a oferecer se participar!

Mas eu sou tímido! Como faz?

timido.gif

Que tal fazer disso uma oportunidade para vencer a timidez? Falar em público pode parecer intimidador, mas não é um bicho de sete cabeças. Além disso, você estará cercado por pessoas mais ou menos da sua idade, que podem estar tão preocupadas quanto você. Não precisa ter medo, afinal, ninguém está aqui para te recriminar ou julgar. E lembre-se estamos todos aprendendo, então todos estamos livres para errar! Se esse for o seu medo, não se preocupe, estaremos lá para te ajudar e errar não é, nem de longe, um problema. Mantenha a calma, respire fundo e tenha em mente o que deseja falar (você pode inclusive anotar os pontos principais numa folha para não esquecer). O nervosismo tende a passar após os primeiros discursos, mas se não estiver se sentindo à vontade, basta chamar alguém da nossa equipe, que iremos te auxiliar no que for possível.

O que é crise?

crise

A situação de crise é declarada pela mesa diretora em função de um acontecimento urgente ou imprevisto, de grande importância, que diga respeito ao tema das discussões. Isso significa que há uma questão de urgência a ser resolvida, por isso o comitê fica isolado (isto é, ninguém entra ou sai) enquanto não forem apresentadas soluções para esse problema específico.

O meu comitê vai ter crise?

talvez.gif

Talvez sim… Talvez não…  Quem sabe? Na dúvida, é melhor não fazer essa pergunta em hipótese alguma, pois parte da crise é pegar os delegados de surpresa, mesmo que o “clima” de crise já esteja no ar. Além do mais, nenhum diplomata ou chefe de Estado faz esse tipo de pergunta à moderação, simplesmente porque isso não faz sentido algum, já que crises não podem ser previstas. Se você estiver preocupado (a), saiba que temos à disposição um Comitê de Crises e Intervenções preparado para lançar crises pertinentes e que a mesa diretora nunca lançará uma crise num momento inconveniente (perto do horário do intervalo ou da saída, por exemplo). Pode contar com a nossa sensatez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s