Alguma questão?

    Ao longo do debate podem surgir algumas dúvidas ou problemas. As questões podem ser apresentadas quando a mesa perguntar se existe “alguma questão ou moção?” e são direcionadas exclusivamente a mesa diretora. Assim, quando a mesa abrir espaço para questões e uma delegação deseja pedir tal processo, ela deve ser primeiramente reconhecida pela mesa para depois começar a falar. Existem três tipos de questões: de ordem, de dúvida e de privilégio pessoal.

    A primeira diz respeito a um possível erro cometido pela mesa com relação às regras da Reunião, ou quando o quórum não está atualizado, ou quando a mesa reconhece uma delegação na frente da outra que estava na lista de oradores.

    A questão de dúvida é utilizada quando algum delegado necessita de alguma informação. Pode ser, por exemplo, qual o horário do almoço, ou de quantas assinaturas precisa para um documento de trabalho.

    Já a questão de privilégio pessoal está associada a quando uma delegação se sentir pessoalmente desconfortável em relação ao discurso dos outros delegados. Pode ser, por exemplo, que o delegado está falando muito baixo e o outro não está conseguindo escutar, ou quando uma delegação insultar o outro delegado de forma pessoal, não sendo o insulto para  o país que ele representa. Cabe ressaltar que o debate acontecerá em um ambiente diplomático, e qualquer tipo de ofensa direta a outra pessoa devem ser evitados.

    Apenas esse último tipo de questão pode ser pedido a qualquer momento do debate, até mesmo no tempo de discurso em que um delegado está falando. Os demais tipos só podem ser pedidos quando a Mesa Diretora perguntar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s