Documento de Função Operacional

Caros Delegados,

Primeiramente nos desculpamos pela demora, mas finalmente vamos ao post sobre DFO’s!

Screen_Shot_2013-05-20_at_12.26.56_PM_t500x372

Documento de Função Operacional

No ambiente de simulações da ONU se faz necessário um documento chamado DPO – Documento de Posição Oficial, contudo no comitê Centro de Comando Operacional esse documento já conhecido pelos veteranos em simulações sofre algumas mudanças. Nesse post iremos apresentar e ensinar a elaborar o DFO – Documento de Função Operacional.

O DFO, assim como o DPO tradicional é um documento redigido pelos delegados no qual eles apresentam sua posição defendida na operação em questão. Ou seja, é o modo que os delegados tem de mostrar seu posicionamento e funções operativas de maneira mais fácil para os outros delegados, antes ou durante as discussões. Os DFO’s devem ser entregues à mesa diretora no primeiro dia de simulações, estando disponíveis para consulta dos demais durante todo o tempo de simulações.

Ps: É recomendada uma pesquisa a partir de outras fontes de informação, além do nosso guia de estudos e dos dossiês (disponível aqui), para garantir um DFO excelente!

Formato Padrão do DFO

O DFO deve ter no máximo uma pagina, e deve conter informações técnicas da unidade (nome do comandante/aluno, sua unidade, colégio, e é claro a operação militar que irá simular, com data ‘’03 de Junho de 1942’’), como é um documento oficial recomenda-se o uso da fonte Times New Roman, ou se preferir Arial também pode ser usada, tamanhos 12 e 11 respectivamente. Ainda no cabeçalho, o DFO deve conter o brasão ou ícone que represente sua unidade de comando, além da insignia que representa seu comando naval superior.

Em questão de conteúdo, o DFO pode ser dividido em três seções, ou parágrafos: A  primeira seção é normalmente reservada para apresentação da unidade, e a quem esta deve lealdade e respeito aos comandos; A segunda seção é utilizada para um breve histórico da unidade, hora de mostrar as glorias conquistadas em outras batalhas e marcar seu local como unidade a ser respeitada; E por fim, a terceira seção é o momento de apresentar as expectativas da unidade para essa campanha militar, bem como possíveis ações que auxiliem na conquista do objetivo final, é a hora de mostrar por que você foi designado!

Confira no link DFO para servir de orientação. Lembre-se de sempre perguntar se aparecerem duvidas, a equipe CCO MIDWAY está pronta para atende-los!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s