Como se vestir? – CPP 1919

Olá senhores delegados! Como vocês já sabem estamos em contagem regressiva para o MINIONU e nós da equipe da CPP não poderíamos estar mais ansiosos para recebê-los! Para isso estamos preparando tudo com imenso carinho e dedicação para que vocês possam aproveitar ao máximo cada momento do evento.

É normal que algumas dúvidas comecem a aparecer nestes dias que antecedem o MINIONU, principalmente para aqueles que participam pela primeira vez de uma simulação. Nesse sentido, elaboramos esse post, que evidentemente desobedece ao marco temporal do comitê, para auxiliar os senhores com um dilema importante: o que vestir para a Conferência?

 

roupas1

 

É importante que os senhores tenham em mente que durante os dias de simulação os comitês funcionam como arenas de negociações diplomáticas, sendo que o MINIONU visa reproduzir com o máximo de fidelidade o ambiente e postura em tais arenas, tanto por parte da mesa diretora, quanto por parte dos delegados. Logo, a organização da CPP encoraja fortemente, desde já, que vocês se vistam e se portem de maneira formal ao longo da simulação.

No caso do nosso comitê temos um diferencial na questão da vestimenta, já que, por ser um comitê histórico, que ocorre em 1919, vestimentas da época são mais do que bem-vindas para ajudar a remontar o ambiente do começo do século XX, e assim engrandecer ainda mais a experiência dos senhores. Para isso, organizamos um pequeno guia com sugestões de vestimentas femininas e masculinas, para que vocês possam se inspirar na moda da época. É importante ressaltar aqui que nenhuma das sugestões de roupas e acessórios históricos tem caráter obrigatório, sendo que a CPP encoraja, como dito acima, que aqueles que não tiverem acesso a estes artefatos se vistam da maneira mais formal possível.  Sendo que, a chave para o bom andamento do comitê é, de fato, a participação e empenho de cada um de vocês nos debates.

Dito isso, segue o guia com as sugestões:

VESTIMENTAS FEMININAS

roupas2

  • Vestidos, saias e acessórios

As meninas que optarem pelo visual histórico devem atentar-se ao fato de que em 1919 a moda já não era mais o estereótipo do final do século XX, com espartilhos apertados, vestidos longos, pesados e armados, que com certeza fariam com que as delegadas passassem muito calor nos dias de MINIONU (lembrando que nessa época do ano faz muito calor em Belo Horizonte). Dessa forma, as meninas podem optar por vestidos com cinturas largas e baixas, que já eram bem comuns na época do pós-guerra. Além disso, as delegadas podem combinar este estilo de vestido com chapéus estilizados, cintos e bijuterias, ou mesmo véus, de acordo com a tradição do país  que você representa.

 

Os tecidos na época eram leves, com cores alegres e vibrantes, e isso se deve a um fato interessante: ao longo dos anos de Guerra, usar roupas coloridas destoava da atmosfera tensa que predominava na Europa, e com o fim do conflito, o ano de 1919 consolidou uma mudança na maneira como as pessoas em geral se vestiam e se portavam.

Quem optar por seguir um visual formal, porém não necessariamente dentro dos padrões da época, tem as seguintes opções: vestidos comuns, saias lápis, tailleurs e terninhos. O comprimento mínimo das saias e vestidos deve ser de três dedos acima do joelho. Além disso, decotes exagerados devem ser evitados.

 

roupas6

 

  • Calçados

Quanto ao que calçar, encorajamos que as delegadas optem por calçados confortáveis para que possam passar o dia todo sem nenhum tipo de incômodo, sendo os sapatos e sapatilhas as melhores opções. Pode-se também trazer um chinelo para que nos intervalos xs delegadxs possam descansar os pés.

  • Maquiagem

As maquiagens também são bem vindas no ambiente da simulação, tanto por aquelas que optarem pelo visual histórico quanto pelo visual comum. A sugestão é que as delegadas (ou mesmo os delegados) usem maquiagens simples, discretas e clean, devido à própria formalidade da situação.

roupas9

 

VESTIMENTAS MASCULINAS

roupas11

  • O bom e velho terno com gravata

Para os delegados, a escolha entre uma vestimenta histórica ou atual não necessariamente resultará em uma mudança drástica de visual, já que a moda formal masculina foi alterada apenas em detalhes ao longo da história, sendo o protagonista ainda o clássico terno com gravata.

As variações no terno podem incluir até mesmo os fraques, casacas, coletes e outros, e as gravatas também variavam entre os formatos borboleta e tradicional. As camisas sociais mais comuns na época eram de cores neutras, normalmente sem estampas muito elaboradas (no máximo listras). O calçado mais comum também era o clássico sapato social, que variava de cor de acordo com a tonalidade do terno usado.

Aos meninos que não tiverem disponíveis nenhum dos acessórios históricos, é sempre de bom tom o elegante terno básico, com uma camisa social bem passada, gravata combinando, e sapatos lustrados.

roupas12

 

  • Acessórios

A vestimenta masculina da época contava com diversos acessórios, que podiam ser: chapéus, cartolas, suspensórios, abotoaduras, lenços de bolso (normalmente combinando com a camisa ou a gravata), relógios de bolso, etc.

roupas13

 

Obs.: no caso das vestimentas masculinas, apesar de mais simples, existem maneiras consideradas corretas de se usar cada peça. Por isso, fica aqui também a sugestão de que os senhores pesquisem a maneira mais usual de se vestir determinadas roupas. Por exemplo, o blazer comum com três botões deve sempre ser usado com o último botão desabotoado enquanto em pé, e todo desabotoado quando sentado, bem como o colete deve ser mantido com o último botão desabotoado constantemente.

roupas14

Esperamos muito que toda a produção e seleção de imagens deste guia possa ajudar os senhores delegados a, na medida do possível, se ambientarem no ano de 1919 e na Conferência de Paz de Paris. Faltam 07 dias para a tão esperada simulação da Conferência, e esperamos ansiosamente para vê-los lindos e elegantes! Até o dia 12, senhores delegados!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s