[SESSÃO PIPOCA – CSW 7] Anjos Rebeldes

ANJOS REBELDES

2004, dirigido por Katja von Garnier

Iron_Jawed_Angels_6376

Iron Jawed Angels (Anjos Rebeldes, no Brasil) é um filme lançado no ano de 2004 que retrata parte da trajetória do movimento sufragista dos Estados Unidos da América. O cenário é a década de 1910, período em que as sufragistas estadunidenses – organizadas em duas associações – a National American Woman Suffrage Association (NAWSA) e a National Woman’s Party (NWP) –, tentavam aprovar a emenda do sufrágio nacional no congresso. Durante toda a campanha, as corajosas mulheres que participaram do movimento passaram por diversas dificuldades, além de terem enfrentado grande oposição da sociedade dominada por homens, inclusive do próprio presidente na época Woodrow Wilson.

tumblr_n9tajtleqa1rrijsro6_500

Apesar das tentativas por parte da comunidade política de tentar derrubar o movimento por meios diversos, até mesmo prisões não justificadas, após muita luta dos movimentos sufragistas, as mulheres estadunidenses conquistaram, em agosto de 1920, que a 19ª Emenda fosse ratificada, a qual declarava que “o direito ao voto dos cidadãos dos Estados Unidos não deve ser negado ou restringido pelos Estados Unidos ou por qualquer estado em razão de sexo”.

white+house+movie

O filme mostra a história real das sufragistas estadunidenses da década de 1910 e, tendo em vista as discussões que serão levantadas durante os debates do comitê CSW 7 (1953), recomenda-se que os(as) senhores(as) delegados(as) assistam ao filme para que possam ter uma visão mais concreta da realidade das mulheres que lutaram para que as mesmas pudessem ter o mínimo necessário para ser uma cidadã: direitos políticos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s