Mulheres e Saúde

saude

Como as meninas e mulheres se relacionam com a saúde?

Com relação à saúde e bem-estar, a discriminação de gênero prejudica o acesso de qualidade à saúde, deixando meninas e mulheres mais suscetíveis a doenças e menos propensas de obterem a ajuda necessária. As mulheres são biologicamente mais vulneráveis a AIDS, sendo esta a principal causa de morte em mulheres na idade reprodutiva, além de as condições sociais e econômicas desiguais contribuírem para que elas tenham pouco acesso à informação e a capacidade de se protegerem.

Tanto a saúde física quanto mental é um direito básico dos seres humanos, estando esta relacionada com o bem-estar pessoal e influenciando em diversos aspectos da vida. A saúde é influenciada por fatores biológicos, mas também por questões socioeconômicas, o que faz com que a discriminação de gênero esteja presente nesses níveis, impedindo o acesso pleno de meninas e mulheres à saúde.

A discriminação contra a mulher não só limita o seu acesso aos bens de saúde, como também as torna mais suscetíveis à doenças. Por exemplo, nesse sentido, podem ser citados casos como o casamento infantil, que gera impactos na saúde, como complicações causadas pela iniciação sexual em uma idade prematura ou no parto; Violência doméstica, amplamente presente nas sociedades, que prejudica a saúde física e mental de mulheres; Dentre outros casos, como mulheres obrigadas a transar sem camisinha e tornando-as mais suscetíveis a DST’s.

Outro problema são os planos de saúde privados, no qual muitas mulheres não tem condições de acessá-los, e, quando tem, geralmente tais planos possuem menos serviços que atendem as necessidades das mulheres. Além disso, na maioria das vezes a responsabilidade de cuidado de membros doentes recai sobre as mulheres, o que faz com que estas tenham menos tempo para cuidar de si mesmas e cumprir outras tarefas.

Avanços foram feitos ao longo dos anos no que tange a relação das mulheres com a saúde, entretanto, estes não foram suficientes. Os Estados que firmaram a Declaração se comprometeram em promover o pleno acesso das mulheres à uma saúde de qualidade, investir em recursos para pesquisas voltadas para questões referentes às mulheres, além de firmar o direito das mulheres em relação a sua saúde sexual, reprodutiva e sua sexualidade.

Quais são os objetivos estratégicos abordados pela Declaração em relação a mulheres e saúde?

  • Promover o acesso da mulher durante toda sua vida a serviços de atendimento à saúde, à informação e a serviços conexos adequados, de baixo custo e boa qualidade
  • Fortalecer os programas de prevenção que promovem a saúde da mulher
  • Tomar iniciativas que, levando em conta o gênero, façam face às enfermidades
    sexualmente transmissíveis, HIV/Aids, e outras questões de saúde sexual e reprodutiva
  • Promover a pesquisa e difundir informações sobre a saúde da mulher
  • Aumentar os recursos para o desenvolvimento da saúde das mulheres e acompanhar sua aplicação

 

Fonte: http://beijing20.unwomen.org/en/in-focus/health

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s