Ei, você aí, está preparado?

Luísa da Silva Buzatti

Diretora Assistente

Olá senhores delegados! Estamos nos aproximando do tão esperado MINIONU e esperamos que vocês estejam, assim como nós, ansiosos para dar início aos debates. Durante todo o ano, trabalhamos de forma contínua para oferecer à vocês o melhor MINIONU de suas vidas e fazer com que seja uma experiência única. Assim, toda a preparação que tivemos foram de suma importância para conseguirmos chegar até aqui.

Antes de mais nada, reiteramos a importância de vocês estudarem sobre o assunto para o perfeito andamento da discussão ao longo dos três dias de evento. Para vocês aprenderem mais sobre a mutilação genital feminina, fizemos um Guia de Estudos que contém todas as informações sobre a MGF de uma forma mais aprofundada, em que acreditamos ser o norteador de todo o tema do comitê.

Além disso, disponibilizamos os dossiês que contém a posição oficial de cada país a respeito da circuncisão feminina. Sabemos que às vezes fica um pouco complicado achar alguma coisa sobre os países, e por isso esses documentos foram providenciados. Também criamos o blog que possuem posts extras a respeito do tema que ajudarão a norteá-los no dia do debate.

Para fazer o MINIONU acontecer, precisamos da participação de todos. Além do estudo que deve ser feito, vocês precisam entregar no primeiro dia de simulação o Documento de Posição Oficial da sua delegação com a posição da mesma em relação à MGF. É regra gente, não dá pra burlar. Então pedimos encarecidamente que vocês não se esqueçam de fazer. É um trabalho pequeno, mas que possui um peso enorme para o comitê.

Nos dias do debate, é de suma importância que vocês não saiam do seu papel e respeitem sempre a política externa do país. Mesmo que você não concorde com o que o outro fale, que você ache que é uma atrocidade, lembre-se que, assim como você, ele está desempenhando o seu papel de representar a delegação do país x.

Achamos que o ponto mais relevante que vem antes de tudo é o respeito. Respeito à diversidade, respeito às pessoas, respeito com o próprio comitê. Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você. O tema do CDH 2018 é muito polêmico e por isso pode ocorrer (esperamos que não) algum problema relacionado à isso. Mas pedimos insistentemente que vocês não levem pro lado pessoal uma coisa que uma delegação fale dentro do seu papel, mas que não condiz com sua opinião como pessoa.

Além disso, cada país acha que sua cultura e sua posição é a melhor para sua população e cabe a vocês incorporarem essa função, para tornar o debate o mais verídico possível. Para ressaltar isso que foi dito, de acordo com Boaventura:

Todas as culturas tendem a considerar os seus valores máximos como os mais abrangentes, mas apenas a cultura ocidental tende a formulá-los como universais. Por isso mesmo, a questão da universalidade dos direitos humanos trai a universalidade do que questiona pelo modo como o questiona. Por outras palavras, a questão da universalidade é uma questão particular, uma questão específica da cultura ocidental. (BOAVENTURA, p.9, 1997).

O comitê não é só da gente, mas sim de vocês também. Portanto, esperamos que vocês façam sua parte, porque, podem ficar tranquilos, que estamos fazendo a nossa da melhor maneira que conseguimos. O nosso comitê fala de um tema tão grave e importante que esperamos que, ao final do MINIONU, deixe uma marca duradoura na vida de vocês. E que, de alguma forma, mude a concepção de ver o mundo. Bom, no mais, é isso. Qualquer dúvida estamos à disposição para atendê-los. Contamos com a colaboração de vocês e até dia 12!!!

 

REFERÊNCIAS

SANTOS, Boaventura de Souza. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. 1997. Disponível em: <http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Concepcao_multicultural_direitos_humanos_RCCS48.PDF&gt;. Data de acesso: 29 out. 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s