Vestimentas Históricas

Os dias do MINIONU se aproximam e para tanto, fica necessário aqui falar sobre as vestimentas que os nobres delegados e delegadas poderão usar. Antes, porém iremos deixar estabelecido aqui que o MINIONU é um ambiente de simulação que conta com todo o empenho dos organizadores para transmitir uma atmosfera de debate coerente com cada comitê, sendo assim, a formalidade é relevante quando se trata das representações de autoridades internacionais que cada um irá representar e a adequação dos senhores delegadas ao ambiente do nosso comitê seria um toque interessante que ajudaria a aperfeiçoar ainda mais essa experiência.  No entanto, não é de caráter obrigatório que os senhores sigam as dicas que passaremos em seguida e muito menos temos a intenção de ditar aos delegados um padrão que deva ser seguido, em outras palavras, a participação dos senhores nos dias de debate e o empenho nos estudos sobre o tema são mais importantes do que as roupas que cada um usa.

Vestimentas Femininas

h

Atenção !!!

Apesar de estarmos em 1884-1885 e de sabermos muito bem a condição em que as mulheres eram submetidas no passado, o CB não tem a intenção de reproduzir injustiças históricas, sendo assim, haverá sim mulheres como autoridades internacionais e, além disso, a mesa diretora é composta por 2/3 de representação feminina. Dito isso, fica evidente também que o machismo deve ser deixado completamente de fora do comitê.

As vestes femininas da época podem ser um tanto difíceis de encontrar, eram caracterizadas por tecidos pesados e vestidos longos com formatos de saia que eram retos na frente e projetados para trás em forma elíptica.

Como já foi dito anteriormente, não é obrigatório a adoção de roupas como essas e é interessante pensar, acima de tudo, no conforto de vossas senhorias já que irão passar o dia todo com a roupa escolhida. Avaliando a possibilidade do calor e o conforto das peças, as delegas podem fazer adaptações para que ao invés de autenticamente estarem trajando 8kg de roupas, usem vestes que lembrem um  pouco o vestuário da época. Para tanto, a personagem da Condessa viúva Violet Crawley, de Downton Abbey é um excelente exemplo de moda da era vitoriana. Irene Adler e Madam Simza, de Sherlock Holmes também são bons modelos para se basearem.

Vestimenta Masculina

d

As vestes masculinas não sofreram grandes alterações com passar do tempo e ficava perceptível a influência inglesa no modo de se vestir durante a era vitoriana. Sendo assim, a alfaiataria clássica (fraque, casaca, colete e calça listrada), sapatos bicolores, cartola e lenços eram extremamente usados e as peças mais trabalhadas eram as abotoaduras, alfinetes de gravata, anéis, bengalas, suspensórios e relógios de bolso.

Além das vestimentas já citadas acima que eram muito usadas por boa parte do mundo em eventos formais ou até no dia a dia, havia também as especificidade das roupas masculinas quando o tema era encontro internacionais. Em conferências como a nossa, militares e diplomatas estavam presentes aos montes. Com isso, uniformes militares altamente condecorados e casacas com faixas diplomáticas eram muito usadas em eventos formais e de gala.

Seguindo a linha do texto das vestes femininas, os exemplo cinematográficos os quais são interessante se basear são Matthew e Robert Crawley de Downton Abbey e Sherlock Holmes e o Professor James Moriarty.

P.S. Lembrando que cada roupa tem a maneira correta de ser usada. O Fraque contém apenas um botão que deve ser mantido abotoado a todo momento. A Casaca, apesar de ter botões, eles não devem ser abotoados em hipótese alguma. E o terno comum, dependendo da quantidade de botões, se abotoa todos, exceto o ultimo botão (mesma regra para o colete) enquanto estiver em pé e ao sentar todos só botões devem ser desabotoados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s