The future is Emmeline Pankhurst

Emmeline Pankhurst é um símbolo do movimento sufragista britânico, conhecida pelo seu engajamento na causa e por ter lutado por seus ideais até a sua morte. Nascida Emmeline Goulden em 15 de julho de 1858 na cidade de Manchester, acreditava fielmente que sua mãe havia dado a luz no dia anterior, no Dia da Bastilha. Vindo de uma família com tradição na política e como ativistas, ela conheceu o movimento sufragista através de seus pais. Mesmo não recebendo uma educação tão extensa quanto a de seus irmãos, Emmeline possuía um gosto aguçado para leituras, tendo como uma de suas maiores influenciadoras Lydia Becker. Ao 14 anos, logo após ir a um comício e ouvir o discurso de Becker, ela afirma ter se tornado uma sufragista consciente e confirmada.

splash_emmelinepankhurst

Com 15 anos, Emmeline se muda para Paris para estudar na École Normale de Neuily, onde além das classes tradicionais, as jovens aprendiam Química e Escrituração. Influenciada por sua colega de quarto, Pankhurst encontra um pretendente francês, mas seu pai se recusa a pagar o dote e o casamento é cancelado. Em 1878, ela começa a namorar um homem 20 anos mais velho que se tornaria seu marido, Richard Pankhurst. Ele era advogado, defendia o sufrágio feminino e se engajava em causas a favor da reforma na educação e liberdade de expressão. Emmeline não queria um casamento formal, porém, ela não poderia participar da vida política por ser solteira. Cedendo a pressão social da época, eles se casaram na St. Luke’s Church no dia 18 de dezembro de 1879.

Ao longo da década de 1880, a família viveu em Seedley e Emmeline teve cinco filhos. Porém, o casal concordava que ela não deveria se dedicar somente as tarefas domésticas contratando uma empregada para ajudá-los enquanto a Sra. Pankhurst participava da Sociedade do Sufrágio Feminino. Em 1884, o terceiro filho nasceu, Francis Henry e assim Richard se desligou do Partido Liberal e começou a ter opiniões socialistas radicais, causando crises em seu casamento. No ano seguinte, o casal se mudou para Cholton-on-Medlock e depois para Londres, onde Richard tentou, sem sucesso, fazer parte do parlamento inglês, tornando-se, por fim, comerciante.

The Pankhursts

Em setembro de 1888, Francis Henry faleceu devido a uma difteria deixando Emmeline arrasada. Menos de um ano após o ocorrido, ela dá a luz a um menino que recebeu o mesmo nome de seu irmão falecido e que Parkhurst acreditava ser seu filho reencarnado. Motivada por esses acontecimentos, Emmeline transforma sua casa em um centro para mulheres em luto, recebendo diferentes tipos de ativistas. Nesta época, a Sociedade Nacional pelo Sufrágio das Mulheres (NSWS) se dividiu e Emmeline decidiu continuar na organização que mudou o seu nome para Parliament Street Scociety (PSS), ao invés de seguir sua inspiração, Lydia Becker.

Entretanto, Pankhurst e seu marido perceberam que o PSS não iria apoiar o voto para mulheres casadas por acreditar que os votos dos maridos refletiam o de suas esposas, se distanciando e criando um novo grupo para promover o sufrágio universal, o Liga da Liberdade para Mulheres (WFL). O radicalismo ao apoiar direitos igualitários para mulheres no divorcio e heranças afugentaram alguns participantes, sendo apelidados de “Partido das Sufragistas Solteironas”. Em decorrência disso, o grupo se separou um ano depois de ser formado.

Com problemas financeiros, a família volta para Manchester onde Emmeline começa a trabalhar com diversas organizações políticas, dando seguimento a sua carreira solo. Envolveu-se com o Women’s Liberal Federation, mas se afastou ao perceber as iniciativas moderadas do partido. Quando o seu amigo Keir Hardie, um socialista escocês, criou o Partido Trabalhista Independente, ela se juntou a ele e tentou se candidatar de forma frustrada devido ao seu sexo. Uma de suas principais ações foi a distribuição de comida aos pobres, sendo eleita para o cargo de Guardiã das Poor Laws em Chorton-on-Medlock.

85b2fc54c48b0b828d7d1f6b0d8039f7

Em 1896, Parkhurst teve problemas com as autoridades durante uma reunião não autorizada em Boggart Hole Clough, que rendeu a dois homens que a acompanhavam um mês na prisão. Dado a visibilidade na comunidade, nada aconteceu com Emmeline que por medo de represálias. Porem, durante uma entrevista ela respondeu em alto e bom tom que não se importava em ser presa, e que seria uma experiência interessante, No ano seguinte, a família se mudou para o campo motivado pela saúde deteriorada de Richard, que havia desenvolvido uma úlcera gástrica. Todavia, retornaram a Manchester pouco tempo depois, onde Richard teve uma recaída durante uma viagem de Emmeline a Suíça. Ao recebe um telegrama de seu marido avisando de seu estado ela volta rapidamente e durante um comboio de Londres para Manchester, ela vê em um jornal a noticia do falecimento de Richard.

Viúva, Emmeline se viu com grandes responsabilidades que fizeram com que ela se mudasse para uma casa menor, saísse do Board of Guardians e começasse a trabalhar registrando nascimentos e mortes da cidade, fazendo com que ela se aproximasse ainda mais das questões da comunidade. Nesta mesma época, seus filhos iniciaram a sua participação nas causas defendidas pela mãe, destacando Christabel que acompanhava Emmeline nas suas aparições públicas.

ImageVaultHandler.aspx

Em 1903, cansada das atitudes e discursos moderados dos membros do parlamento, Emmeline, juntamente com as suas filhas Christabel e Sylvia, criou a União Política e Social das Mulheres, em inglês União Social e Política das Mulheres (WSPU). A organização aceitava apenas mulheres como membros e foi criada com o objetivo de abandonar o discurso e realizar ações, adotando o lema “Ações e não palavras”. Inicialmente, o grupo não utilizava da violência em suas ações, eram feitas petições, discursos, comícios e folhetos chamados “Votos para as mulheres”.

Em fevereiro de 1908, Emmeline Pankhurst foi presa pela primeira vez acusada de obstrução, sendo sentenciada a seis semanas de prisão. Logo após, montou um discurso sobre a situação precária do local onde esteve presa, relatando a maneira como ela e outras mulheres foram tratadas. Em julho do mesmo ano, Pankhurst foi presa novamente por dar dois estalos no rosto de um policial, vendo suas prisões como uma forma de divulgar a urgência do sufrágio feminino.

A partir de 1907, Emmeline passou a viver uma vida nômade, vendeu sua casa e viajava incansavelmente discursando em prol do sufrágio feminino. Em 1909, a União Social e Política das Mulheres incluiu a greve de fome às suas táticas utilizadas. Em virtude do radicalismo, a imprensa criou um termo de “suffragette” para as mulheres da WSPU, que se apoderaram dele para se diferenciar das demais. Muitos jornalistas reagiam positivamente aos discursos de Pankhurst, mas a maioria achava sua abordagem muito exagerada. Em meio a tantos compromissos, ela se distanciou de seus filhos, se abalando com a paralisia de seu filho Harry e logo após, com sua morte.

Emmeline Pankhurst

Os atos de vandalismo apoiados pelo WSPU afastaram vários membros, incluindo uma das filhas de Emmeline, Adele que não concordava com tamanha violência. Um pouco mais tarde, Sylvia Pankhurst foi expulsa do grupo por sua irmã Christabel por dividir o palco com um dos exilados da organização, deixando assim uma relação complicada na família. As discussões geradas pelas divergências políticas entre a mãe e suas filhas as afastaram e Emmeline chegou a exigir que o grupo que Sylvia participava se desligasse totalmente da União Política e Social das Mulheres e não utilizasse mais a palavra “suffragettes”.

 

Quando a Primeira Guerra Mundial teve o seu estopim na Europa, Emmeline e Christabel convenceram as sufragistas a pausar as atividades até que fosse mais seguro. Com a trégua estabelecida com o governo, varias mulheres foram libertadas e voltaram do exílio. Parkhurst trabalhou com grande vigor à defesa patriótica da guerra e influenciou as mulheres a ingressar no mercado de trabalho. Preocupada com as crianças órfãs da guerra, ela criou uma casa de adoção, que devido a problemas financeiros foi entregue a outros. Estabelecendo residência fixa em Londres, Emmeline adotou quatro crianças no auge de seus 57 anos.

Durante os anos de 1916 e 1917, Emmeline fez viagens aos Estados Unidos e Rússia com propósito de conseguir apoio ao Reino Unido no período de guerra e disseminar as ideias de igualdade entre os sexos. Em 1918, retornando ao seu país ficou feliz em saber que o sufrágio feminino estava prestes a se tornar realidade. A conquista se limitou a mulheres acima de 30 anos, mas foi aceito como um começo da equiparidade. O WSPU mudou o seu nome para Partido das Mulheres e defendia salários, cargos no mercado de trabalho e leis de casamento iguais, porém ainda estavam aguardando o fim da guerra para posicionamentos mais agressivos.

Emmeline-Pankhurst-001

Nos anos pós-guerra, Emmeline continuou a sua luta, entretanto não entrou em conflito com o governo. Pouco tempo depois, a Câmara dos Comuns aprovou a lei que permitia que mulheres se candidatassem fazendo com que ela se voltasse para a vida política e apoiasse a candidatura de sua filha Christabel. Após perder a eleição para o candidato do Partido Trabalhista, o Partido das Mulheres se desfez e desapareceu. Pankhurst se mudou para o Canadá onde viveu por alguns anos e retornou a Londres se justificando com o cansaço dos longos invernos. Em 1926, uniu-se ao Partido Conservador e se candidatou ao parlamento, surpreendendo a todos. Contudo, a sua campanha foi suspensa por problemas de saúde e notícias envolvendo a sua filha Sylvia. Constantemente doente Emmeline foi viver em um lar para idosos em Hampstead, e exigiu que fosse tratada pelo mesmo médico da época em que havia sido presa, mas antes de ser tratada teve um mal súbito e faleceu no dia 14 de julho de 1928 aos 69 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s