Sobre o surto de Ebola na República Democrática do Congo

Surto de ebola na República Democrática do Congo

 

Em abril de 2017 foi detectado um surto de ebola em Likati, na República Democrática do Congo, onde, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, houveram três mortes e oito diagnósticos de pessoas infectadas. O Ebola é uma doença que ocasionou várias mortes em alguns países da África Ocidental como Libéria, Serra Leoa e Guiné, e o final do estado de alerta para esses países ocorreu em 2016. Porém dessa vez o vírus se apresentou um pouco mais longe geograficamente.

No mapa acima é perceptível a distância dos países que possuíam o surto em 2014, em relação ao Congo, que obteve o surto em 2017, demonstrando assim que o Ebola “migrou”, o que pode ser problemático se não houver uma maior mobilização para que haja atenção na prevenção contra esse vírus que é encontrado em três espécies diferentes.
Contudo, em maio o diretor do Escritório Regional para África, Dr. Matshidiso Moeti, visitou autoridades para discutir qual seriam os respectivos passos a serem tomados frente ao surto, de maneira rápida e eficaz.
A OMS enviou uma equipe especializada para que houvesse a contenção do surto. Uma das informações que a organização disponibilizou seria que: “A zona de saúde está situada na parte norte do país, que é isolada, de difícil acesso e com redes de transporte e comunicação limitadas – fatores que impediram a transmissão de informações sobre o surto suspeito”, o que também é um informe importante diante da situação de emergência e dos respectivos entraves que a organização poderão ter.

Abaixo um vídeo disponibilizado pela ONU Brasil:

(https://www.youtube.com/watch?v=f5-gMwg0ZUg

THE WASHINGTON POST. New Ebola outbreak declared in Democratic Republic of Congo.Disponível em <https://www.washingtonpost.com/news/to-your-health/wp/2017/05/12/new-ebola-outbreak-declared-in-democratic-republic-of-congo/?utm_term=.0ceee6b8eceb.> Acesso em 07de agosto de 2017.

ONU BRASIL.OMS envia equipe técnica para conter novo surto de ebola na República Democrática do Congo. Disponível em <https://nacoesunidas.org/oms-envia-equipe-tecnica-para-conter-novo-surto-de-ebola-na-republica-democratica-do-congo/> Acesso em 07 de agosto de 2017.

WHO.WHO Regional Director for Africa, DrMatshidisoMoeti travels to Kinshasa to discuss Ebola outbreak response. Disponível em <http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2017/ebola-drc-2/en/> Acesso em 07 de agosto 2017.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s