FASTPOST: Tecnologias desenvolvidas durante a Grande Guerra

 

            No período pré-guerra e durante a Grande Guerra foram desenvolvidas uma série de tecnologias que possibilitou o avanço militar e o aumento da segurança por parte dos países envolvidos. Muitas dessas tecnologias foram sofrendo modificações e são muito utilizadas até nos dias de hoje (BORGES, 2017).

            No âmbito militar as principais inovações desenvolvidas foram as armas de alta potência como os fuzis, lança-chamas, metralhadoras com engrenagem interruptora e tanques de guerra que possibilitaram os soldados ataques fulminantes, mais rápidos e a longa distância (SASS, 2017). Além dessas, houve o desenvolvimento de armas químicas e gases venenosos como os fertilizantes industriais, que sofriam um processo de conversão de nitrogênio atmosférico em amônia e possibilitava a formação de nitratos artificiais para criar explosivos , como o TNT (BORGES, 2014).

flame-throwers-565x411

“Lança-chamas”. Fonte: SASS, 2017

GAS

“Proteção dos gases venenosos”. Fonte: SASS, 2017

MG_08-15_Flugzeugversion1-565x374

“Metralhadora alemã MG 08/15 para aeronaves (versão “L”) com engrenagem interruptora; destinado ao uso de mão única”. Fonte: SASS, 2017

            Houve também por consequência da guerra, o desenvolvimento de tecnologias na área de medicina, como o raio X portátil, que possibilitava melhor análise dos médicos nos soldados feridos. Desenvolveram também as lâmpadas ultravioletas, que ajudavam na reconstituição do cálcio nas crianças que passavam fome no período da guerra (BORGES, 2014).

            Pode-se notar que durante a Grande Guerra foram criadas várias inovações que permitiram aprimorar as táticas de guerra. O modelo de “Guerra de Trincheiras”, inclusive, é considerado por muitos historiadores uma inovação tecnológica para a época, o que fez com que esse conflito fosse um marco revolucionário na história das guerras. (AGÊNCIA EFE, 2014)

 

REFERÊNCIAS

BORGES, Claudia. 6 invenções mais surpreendentes da primeira guerra mundial.       Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/guerras/51334-6-das-invencoes-mais-surpreendentes-da-primeira-guerra-mundial.htm >  Acesso em setembro de 2017.

SASS, Erick 12. TechnologicalAdvancementsofWorl Ward I. Disponível em< http://mentalfloss.com/article/31882/12-technological-advancements-world-war-i&gt; Acesso em  setembro de 2017.

AGÊNCIA EFE. Inovações tecnológicas da primeira guerra alteram para sempre dimensão dos conflitos. Disponível em <http://epocanegocios.globo.com/Informa

cao/Resultados/noticia/2014/07/inovacoes-tecnologicas-da-1-guerra-alteraram-para-sempre-dimensao-dos-conflitos.html > Acesso em setembro de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s