Defesa aérea: o papel dos Caças

Por Nicole Aquino

O caça é um avião de uso militar utilizado para combates aéreos, principalmente, e ademais apresenta outras funções secundárias. Tem como característica seu porte pequeno e sua agilidade. Além disso, é equipado um sistema de rastreamento e armamento, que ao longo do tempo foram se evoluindo para a obtenção de uma maior eficiência.

            Durante a Batalha de Midway (1942), caças foram utilizados tanto do lado do Eixo quanto no lado dos Aliados no monitoramento, ataques contra outras aeronaves, questão de escolta de frotas e em outras missões ou funções. Pode-se destacar três modelos de tal aeronave: Mitsubishi A6M Zero, Grumman F4F Wildcat e Brewster F2A Buffalo.

  • Mitsubishi A6M Zero:

ZEROIntegrante na força aérea da marinha japonesa, o caça Mitsubishi A6M Zero, foi um avião de combate de longa distância que tinha como base os navios porta-aviões. Foi produzido em 1940 até 1945 e era considerado “invencível” devido às manobras e às altitudes que poderia realizar e alcançar. Todavia, apresentava um defeito:  sua vulnerabilidade.

            Isto era justificado pela inexistência de blindagem em pontos importantes, como a cabine de pilotagem e o tanque de combustível. E além deste erro, as Forças Aliadas, em 1942, desenvolveram táticas aéreas em grupo, no qual tal benefício japonês tornou-se nulo. Entretanto, em combates individuais ainda se mantinham superiores.

            Além disto, o caça sofreu diversas mudanças, desde o início de sua produção, para superar os modelos rivais e sobressair falhas existentes nos protótipos antigos. Isso acarretou em uma série de modelos como A6M2 (Modelo 21), e o A6M3 (Modelo 22), que eram equipado com duas metralhadoras 7,7 mm tipo 97 e dois canhões de 20 mm em cada asa também.

           aircraft-zero-lg Na Batalha de Midway, no dia 4, os Zeros foram utilizados na vigilância do espaço aéreo de sua frota. Contudo esse objetivo não foi realizado com eficácia por causa do número pequeno de aeronaves que tinha de encobrir uma grande área. Ainda mais, no bombardeio na Ilha de Midway, utilizou-se também os caças para destruir as aeronaves de bombardeiro inimiga, que lá se situavam.

            A perda dos aviadores experientes, devido a vulnerabilidade da aeronave, foi um fator de extrema importância para dar a vitória aos EUA, mesmo com a notória superioridade das aeronaves nipônicas. Isso é explicado pela não maximização de tal benefício, pois houve a diminuição da qualidade da força aérea japonesa, que não conseguiu mais se recuperar.

 

  • Grumman F4F Wildcat:

wildcat6Já na marinha norte-americana, o Grumman F4F Wildcat, utilizado em 1940 até 1945, foi o principal caça americano na Segunda Guerra Mundial e na Guerra do Pacífico. Era utilizado para escolta e ataque, além do mais, tinha os porta-aviões como base principal, mas na Batalha de Midway, alguns caças tiveram suas bases nas instalações militares da Ilha, também.

            Apesar da origem americana, a primeira utilização dos EUA foi após o ataque de Pearl Harbor (1941), no Pacífico. Contudo, como dito anteriormente, essas aeronaves eram inferiores aos Zeros, pois eram mais lentos e tinha uma desvantagem operacional. Mas ao contrário do avião japonês, o Wildcat tinha vantagens, logo fazendo seu uso predominate até 1943.

            Estes benefícios são explicados pela blindagem forte, como os tanques de combustíveis revestidos, pelo armamento composto de três metralhadoras calíbre 50 em cada asa e, ademais, pela tecnologia avançada de navegação e localização. Dessa forma, isso fez com que o caça tornasse mais seguro para seus pilotos.

            fm-2-wildcat-3_73O Wildcat teve diversos modelos, no qual apresentou diferentes designes, motores e armamentos. Na Batalha de Midway, o F4F-3 foi substituido pelo F4F-4 que tinha asas dobráveis e armamento extra, fazendo-o mais pesado. E isso, por um lado, levou à uma eficiência menor e, por outro, ao aumento de 50% na capacidade de seu transporte nos porta-aviões.

            Ainda na Batalha de Midway, este caça fez parte da defesa primária aérea da frota norte-americana e também na defesa da ilha, quando foi bombardeada pelo inimigo. Ademais, compós o esquadrão de ataque americano, com 27 unidades. E através de táticas, o Wildcat tornou-se um difícil rival, em alguns momentos, para seu oponente, que contava com a vitória, devido ao seu caça.

  • Brewster F2A Buffalo:

buffaPor último, o Brewster F2A Buffalo, avião de combate, que era monoplano (um par de asas) e foi o primeiro utilizado em navios porta-aviões da marinha norte-americana. Foi criado em 1938, teve sua produção encerrada em 1941 e deixou de ser usado em 1948, contudo teve poucas unidades produzidas. Além disso foi encomendado por  muitas nações, como a Finlândia.

Este caça era vulnerável, em relação aos modelos inimigos devido a existência de falhas em sua performance, instável, e na sua construção, era pesado. Isso fez com que tornasse uma força secundária em alguns países, contudo teve um papel de destaque em alguns conflitos menores e no início da Segunda Grande Guerra. 

            Em relação ao caça Grumman F4F Wildcat ele era mais lento, frágile tinha seu armamento inferior: era armado com duas metralhadoras M2 Browning de calibre 50 em cada asa e outras duas metralhadoras na parte da frente da aeronave. Além disso tinha três modelos diferentes feitos para a marinha americana: os F2A-1, F2A-2 e F2A-3, para um melhor aprimoramento.       buffalo-7

O F2A-3 foi utilizado Batalha de Midway , mas logo foi notória a sua inferioridade em relação aos Zeros, vista tanto pelos pilotos americanos quanto pela Marinha Imperial Japonesa. Além disso, a eficiência desse caça, apesar das melhorias, se mostrou menor que o modelo anterior, o F2A-2, pois era mais lento e mais pesado, o que dificultou na ação de manobras.      

            Ainda em Midway, o Buffalo fazia parte do Esquadrão de Combate 221 (VMF-221) e tinha base principalmente na ilha, mas tinha  base nos porta-aviões, também. No dia 4, deteve uma invasão aérea inimiga, no qual resultou na perda de várias aeronaves. Assim, no geral, O caça não teve um papel de evidência no conflito, devido superioriedade dos demais caças.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s