FASTPOST: As grandes batalhas da Guerra: Somme, Verdun e Cer

Para adentrarmos ainda mais dentro do contexto da Grande Guerra, faz-se necessário expandir nossos conhecimentos acerca das três grandes batalhas que houveram durante o conflito: Batalha de Somme, Batalha de Verdun e a Batalha de Cer. Nesse post, falaremos de modo sucinto sobre esses três embates.

A Batalha de Somme:

A Batalha de Somme foi uma das mais sangrentas da Grande Guerra, e aconteceu quando as forças britânicas e francesas enfrentaram as forças alemãs, entre os dias 1º de julho a 18 de novembro de 1916. Tal batalha leva este nome porque foi acontecer ao sul do rio Somme, no norte da França (HISTORY, 2017). Já no primeiro dia do confronto os mortos totalizavam 30 mil, sendo 19 mil deles soldados britânicos (NETO, 2017). Contudo, a superioridade numérica dos Aliados (por exemplo, os britânicos trouxeram pelotões da África do Sul e da Austrália para a batalha) e o maior poderio naval francês e britânico (que pode ser evidenciado nos bloqueios no Mar do Norte e no Adriático, e que causou uma forte escassez de alimentos no Império Alemão) contribuíram para a morte de mais de 250 milhões de alemães e para a renúncia do comandante alemão Erich von Falkenhayn. Em setembro as forças alemãs já não conseguiam conter o avanço dos Aliados, mas foi apenas em novembro do mesmo ano aconteceu o último ato dessa batalha, na região do Rio Ancre (BBC, 2017).

POST LUIZA1

FONTE: Wikipédia, 2017

A Batalha de Verdun:

A Batalha de Verdun foi a segunda mais sangrenta da Primeira Guerra e a mais longa de todas. Ela aconteceu em 21 de fevereiro a 19 de dezembro de 1916 nos arredores de Verdun (nordeste da França), com o enfrentamento das forças francesas e alemãs. Só no primeiro dia de batalha houve a morte de 162 mil franceses e 143 mil alemães.  Até hoje perdura um debate do porque houve a ofensiva alemã no local escolhido. De acordo com o autor Volker Wagener,

Peritos militares são unânimes em apontar que – mesmo se fosse tomada pelos alemães – a cidade não seria um bom ponto de partida para investidas mais profundas em direção a Paris, localizada a 250 quilômetros de distância. De fato, a meta de Von Falkenhayn com essa batalha não era nem um avanço nem um cerco, mas literalmente esgotar o sangue dos franceses, “sangrar até ficarem brancos”, como definiu o general alemão. Um cálculo cínico, já que, para a França, Verdun era bem mais do que um nó estratégico-militar. (WAGENER, 2017.)

POST LUIZA2

FONTE: Opera Mundi, 2017

A batalha de Verdun foi vencida com a ajuda do general Philippe Pétain, o defensor da região, que percebeu a intenção do comandante alemão Falkenhayn e conseguiu mobilizar boa parte da nação francesa ao leste do país para lutar a batalha de Verdun (HISTORY, 2017). Além disso, principalmente no período entre Fevereiro e Junho, boa parte do exército nacional se concentrou lá. Em outubro os franceses avançaram, e em dezembro conseguiram reconquistar os territórios perdidos (ALTMAN, 2017; WAGENER, 2017).

A Batalha de Cer:

Também conhecida como Batalha de Jadar, a Batalha de Cer aconteceu logo no início da Primeira Guerra, do dia 16 de agosto a 19 de agosto de 1914, quando a Áustria-Hungria invadiu a Sérvia. O conflito ocorreu nas aldeias próximas ao Monte Cer,  que fica a cem quilômetros de Belgrado. No dia 15 de agosto, as tropas sérvias atacaram postos austro-húngaros na região, e o ataque acabou se tornando uma batalha ao redor das vilas em torno do Monte. (GUIA Conhecer Fantástico Especial, 2014)

Uma curiosidade muito interessante sobre essa batalha é que foi nela que aconteceu o primeiro conflito aéreo da história: Um aviador sérvio, chamado Miodrag Tomic, fazia um reconhecimento aéreo das posições inimigas quando cruzou com um avião austro-húngaro, e então, ambos dispararam seus revólveres um contra o outro. Desse encontro surgiu uma inovação tecnológica importante para a guerra: Os aviões tanto dos Aliados quanto da Entente foram equipados com metralhadoras nas asas. (GUIA Conhecer Fantástico Especial, 2014)

POST LUIZA3

FONTE: SP Modelismo, 2017

Os sérvios defenderam bem seu território, o que garantiu sua vitória na batalha no dia 19 de agosto. Nesse dia, os austro-húngaros bateram em retirada e muitos morreram na fuga, principalmente os que tentaram cruzar o rio Drina, onde muitos se afogaram. (GUIA Conhecer Fantástico Especial, 2014)

 

 

REFERÊNCIAS

ALTMAN, Max. Batalha de Verdun foi a mais longa e uma das mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial. Disponível em: <http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/39501/batalha+de+verdun+foi+a+mais+longa+e+uma+das+mais+sangrentas+da+primeira+guerra+mundial.shtml.&gt;. Acesso em: 22 de setembro de 2017.

BBC. O centenário da batalha que matou mais de 1 milhão e traumatizou a Europa. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36672011#orb-banner&gt;. Acesso em: 22 de setembro de 2017.

GUIA Conhecer Fantástico Especial. A Guerra Mais Mortal. 5. ed. São Paulo: Editora On Line, 2014. 98 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=V-A_DQAAQBAJ&pg=PA17&lpg=PA17&dq=A+batalha+de+Cer&source=bl&ots=vfJ_9crufO&sig=OTDOk_cPVWrjRfAEXwb_O4BlTjM&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwji5a-Zxq_WAhVBkpAKHU9mCoUQ6AEIVzAL#v=onepage&q&f;=false&gt;. Acesso em: 22 de setembro. 2017.

HISTORY. Início da Batalha de Verdun, a mais longa batalha da Primeira Guerra Mundial. Disponível em: < https://seuhistory.com/hoje-na-historia/inicio-da-batalha-de-verdun-mais-longa-da-primeira-guerra-mundial&gt;. Acesso em: 22 de setembro de 2017.

HISTORY. Termina a Batalha do Somme. Disponível em: <https://seuhistory.com/hoje-na-historia/termina-batalha-do-somme&gt;. Acesso em: 22 de setembro de 2017.

NETO, Ricardo Bonalume. Batalha do Somme, o pior pesadelo. Disponível em: <https://super.abril.com.br/historia/batalha-do-somme-o-pior-pesadelo/#&gt;. Acesso em: 22 de setembro de 2017.

WAGENER, Volker. Batalha de Verdun simboliza absurdo da Primeira Guerra. Disponível em: <http://www.dw.com/pt-br/batalha-de-verdun-simboliza-absurdo-da-primeira-guerra/a-19286823&gt;. Acesso em: 22 de setembro de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s