FASTPOST: O Estopim da Guerra

            No dia 28 de junho de 1914, um tiro disparado por um jovem estudante da Bósnia foi o estopim para um conjunto de empreitadas políticas e militares de vários Estados, no que viria a se tornar o fim da Paz Armada e o começo da Grande Guerra (MOMBAUER, 2017).

            O atentado contra o arquiduque Francisco Ferdinando ocorreu na cidade de Saravejo, a capital da Bósnia, que na época era uma província do Império Austro-Húngaro, e foi executado por Gavrilo Princip, um membro do grupo nacionalista sérvio denominado “Mão Negra”, que era favorável a formação de uma Grande Sérvia, unindo os povos sérvios, croatas e bósnios, o que contrariava os interesses da Áustria-Hungria de manter a Bósnia em seu território (NEWMAN, 2016).

            Quando o arquiduque fez uma visita com fins políticos à Bósnia, o grupo armou o atentado para que este ocorresse no trajeto que ele faria entre a estação de trem até a câmara municipal. No caminho houve uma tentativa falha de se atirar uma bomba no carro de Francisco, que acabou por ferir outros membros de sua comitiva, o que fez com que ele fosse visitá-los no Hospital de Saravejo mais tarde no mesmo dia. No caminho até o hospital, Gavrilo se posicionou de maneira que conseguiu efetuar os disparos, e assim assassinar o arquiduque e a duquesa Sofia (MOMBAUER, 2017).

            O governo Austro-Húngaro imediatamente criminalizou a Sérvia pelo atentado, declarando guerra a ela. Esta declaração deflagrou um “efeito dominó” na participação dos países no conflito, já que por causa da política de alianças entre Áustria-Hungria com a Alemanha e a Itália, ambas entraram para a Guerra. Do outro lado, com a aliança existente entre Sérvia e Rússia, França e Inglaterra, que também eram aliados da Rússia, entraram no conflito (MOMBAUER, 2017).

 

REFERÊNCIAS

MOMBAUER, Annika. July Crisis 1914. Disponível em: https://encyclopedia.1914-1918-online.net/article/july_crisis_1914. Acesso em: 13 de setembro de 2017.

NEWMAN, John Paul. Black Hand. Disponível em: https://encyclopedia.1914-1918-online.net/article/black_hand. Acesso em: 13 de setembro de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s