Sessão Pipoca WCAR 2017!

Filmes são capazes de despertar em nós empatia e um entendimento mais profundo das questões tratadas. Faltam 26 dias para o MINIONU, então preparamos uma sessão pipoca muito especial para vocês com 26 filmes!!! Assistindo os filmes que serão aqui recomendados vocês poderão experimentar uma imersão profunda nas questões relacionadas ao universo da africanidade e afrodescendência. Essa imersão será muito importante pra vocês, pois será uma forma de chegarem bem preparados no dia dos nossos debates. Se você fizer uma leitura atenta das postagens e reportagens compartilhadas e conseguir ver alguns dos filmes que serão aqui indicados pode ter certeza que no dia do debate você vai estar preparadíssimo e se portará muito bem nas discussões. Sem mais delongas, fica aí pra vocês as recomendações!!!

1 Histórias Cruzadas (2011) – Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixam suas vidas para trabalhar na criação dos filhos das pessoas da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

2 Amistad (1997) – Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

3 12 Anos de Escravidão (2013) – Em 1841, Solomon Northup é um homem negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

4 Eu Sou Escrava (2010) – Aos 12 anos de idade, Malia é arrancada dos pais e vendida como escrava. Ela passa os próximos seis anos trabalhando para uma família sudanesa. Enviada para Londres, descobre que a brutalidade e a desumanidade  continuam, agora sob outro teto.

5 Besouro (2009) – Besouro era o sobrenome do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira. O filme conta a história deste órfão que se transformou num dos grandes mestres da capoeira, arte-marcial criada por escravos africanos trazidos para o Brasil e afrodescendentes brasileiros.

6 Django Livre (2012) – No sul dos Estados Unidos, anos antes da Guerra Civil, um ex-escravo, Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participarem de competições mortais.

7 Um Sonho Possível (2009) – Michael Oher, um adolescente afrodescendente sem teto, entrava e saía do sistema de ensino ano a ano. Uma noite de chuva, Leigh Anne Tuohy e seu marido levam-no para sua casa. A família eventualmente torna-se representante legal de Michael, transformando tanto a sua vida quanto a deles. O tamanho de Michael e seu instinto protetor fazem dele uma estrela no campo de futebol e, com a ajuda de sua nova família e de uma tutora dedicada, ele percebe seu potencial como estudante e jogador de futebol.

8 CRASH – No Limite (2004) – Tensões raciais emergem em uma série de histórias envolvendo moradores de Los Angeles. Diversos personagens das mais variadas origens étnicas se cruzam em um incidente. Os diferentes estereótipos que a sociedade criou para esses grupos raciais afeta seu julgamento, crenças e atitudes, o que causa problemas e tensões para todos.

9 Estrelas Além do Tempo (2016) – No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

10 O Mordomo da Casa Branca (2013) – Cecil viveu a dureza da escravidão. Depois, trabalhou como mordomo na Casa Branca e testemunhou acontecimentos que mudaram o rumo da nação durante oito mandatos presidenciais. Enquanto isso, precisava ser marido e pai em uma sociedade turbulenta.

11 A Espera de um Milagre (1999) – Um carcereiro tem um relacionamento incomum e comovente com um preso que está no corredor na morte: Coffey, um homem negro, condenado por ter matado brutalmente duas gêmeas de nove anos. Ele tem tamanho e força para matar qualquer um, mas seu comportamento é completamente oposto à sua aparência. Além de ser simples, ingênuo e ter pavor do escuro, ele possui um dom sobrenatural. Com o passar do tempo, o carcereiro aprende que, às vezes, os milagres acontecem nos lugares mais inesperados.

12 13° Emenda (2016) – Documentário que discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos – “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado” – e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos.

13 Malcolm X (1992) – A biografia do famoso líder afro-americano que teve o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade.

14 Selma (2014) – A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes – uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965.

15 Corra (2017) – A trama gira em torno de um casal interracial formado por Chris (Daniel Kaluuya) e Rose (Allison Williams). Ele é um jovem negro, ela uma garota branca de uma família tradicional. Os dois aproveitam um final de semana para viajar ao interior para que ele seja apresentado à família dela. Chegando lá, Chris é aparentemente bem recebido, mas há a constante sensação de estranhamento no ar, aumentada com o fato dos empregados da casa serem todos negros e, pelo visto, bastante reprimidos. Rose também se incomoda com a situação, mas o casal permanece lá no final de semana, que vai receber uma festa da família dela. Trata-se de uma obra muito original e bem-sucedida na construção de um clima de suspense e terror.

16 Coach Carter (2005) – Em 1999, Ken Carter retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, para colocar o time de basquete em forma. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra.

17 A cor púrpura (1985) – Este conto épico abrange 40 anos na vida de Celie, uma mulher afro-americana que mora no Sul e que sobreviveu abuso e intolerância de seu pai. Depois que seu pai a casa com o degradante Sr. Albert Johnson, as coisas vão de mal a pior. Celie procura encontrar companhia em qualquer lugar que pode. Perseverante, ela mantém o sonho de um dia reencontrar sua irmã na África.

18 Cara Gente Branca (2017) – Esta série do Netflix retrata uma divergencia cultural que ocorre um campus universitário entre negros e brancos, de uma universidade predominantemente branca, quando uma revista de humor organiza uma festa de Halloween com uma temática racista.

19 Eu Não Sou Seu Negro (2016) – O produtor Raoul Peck usa o livro inacabado de James Baldwin sobre o racismo nos EUA para examinar as questões raciais contemporâneas, com relatos sobre as vidas e assassinatos dos lideres ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr.

20 O Sol é Para todos (1962) – O filme é baseado no livro de Harper Lee sobre uma cidade cheia de preconceitos no sul dos Estados Unidos na década de 30. A história é contada sob a perspectiva de duas crianças cujo pai é um advogado liberal que defende um lavrador negro acusado de estupro.

21 Cidade de Deus (2002) – Nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 1970, dois rapazes seguem caminhos diferentes. Buscapé é um fotógrafo que registra o cotidiano violento do lugar, e Zé Pequeno é um ambicioso traficante que usa as fotos de Buscapé para provar como é durão.

22 Cidade de Deus – 10 anos depois (2012) – O título resgata os 10 anos passados desde o lançamento de “Cidade de Deus”, longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que recebeu quatro indicações ao Oscar e incontáveis prêmios em todo o mundo.

23 Beasts of No Nation (2015) – Separado da família durante a guerra civil, um garoto africano é obrigado a lutar ao lado de mercenários e se tornar um menino-soldado de guerrilha

24 Feiticeira da Guerra (2012) – Komona é uma garota de 14 anos de idade que foi sequestrada aos doze anos por um grupo de rebeldes e consegue sobreviver graças à sua criatividade.

25 Hotel Ruanda (2004) – Durante os conflitos políticos entre Hutus e Tutsis em 1994, no território de Ruanda em África, quase um milhão de ruandeses são mortos. Paul Rusesabagina, gerente do Hotel des Milles Collines, na capital do país, toma a decisão corajosa de abrigar sozinho mais de 1.200 refugiados.

26 The Get Down (2016) – Série original do Netiflix, ambientada na Nova York dos anos 70, The Get Down é focada em um grupo de jovens do Bronx, vivendo em um ambiente falido e violento. Podendo contar apenas uns com os outros e munidos de latas de spray e passos de dança improvisados, a história dos garotos se mistura ao início do hip hop.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s