Um ilustre antecedente da Grande Guerra: A Paz Armada (1871-1914)

Para que possamos compreender melhor o que foi o período da Paz Armada, faz-se necessário relembrar o contexto que havia antes dela: A Europa do século XIX foi marcada pelo surgimento de novos movimentos e teorias políticas, como o Liberalismo, o Socialismo e o Nacionalismo. Crescia, nos países europeus, ideais revolucionários e emancipatórios. As grandes potências, buscando restaurar a paz e o equilíbrio (assim como os valores e preceitos do Antigo Regime) reúnem-se em Viena para discutir os rumos que a sociedade européia tomaria a partir daquele momento. E após uma série de disputas internas e longas negociações, pode-se dizer que o Congresso de Viena conseguiu estabelecer um relativo equilíbrio europeu, mas não foi capaz de conter totalmente os movimentos liberais revolucionários: em 1848, por exemplo, houve a chamada Primavera dos Povos, que foi uma série de revoluções burguesas e liberais ao redor do mundo.

paz armada2

Em meados de 1860, a Europa vivia um momento de paz. A época ficou conhecida como “Belle Époque”, pois as guerras (como a guerra franco-prussiana), e seus horrores haviam ficado para trás. O mundo assistia a grandes avanços no capitalismo, nos meios de transporte, nas comunicações, entre outros. A questão é que em decorrência dos interesses territoriais das potências imperialistas, as rivalidades (especialmente de cunho econômico) começaram a surgir. As principais rivalidades diziam respeito a questões coloniais: disputas por mercados para escoamento de produção, fonte de matérias-primas, áreas de influência e locais para investimento. Nesse contexto de animosidade, desenham-se os blocos e alianças (que já foram detalhados em posts anteriores). Além disso, em 1870 aconteceram as unificações da Itália e da Alemanha (após a guerra franco-prussiana). O surgimento de novas duas potências, portanto, alterou de forma significativa a balança de poder no cenário internacional.

paz armada

Por “paz armada” entende-se o período anterior ao início da Grande Guerra. Convencionou-se usar esse nome devido ao fato de que as grandes potências sabendo que o conflito era iminente, aceleraram seus processos bélicos.  Nesse período, vários países tornaram obrigatório o serviço militar e os exércitos tinham cada vez mais influência nos assuntos políticos. Assim, de acordo com o autor Gary Sheffield,

Sob a liderança do Kaiser Guilherme II, a Alemanha foi de uma política de manter o status quo para uma posição mais agressiva. […] Os vizinhos ocidentais e orientais da Alemanha, a França e a Rússia, assinaram uma aliança em 1894. […] Em 1898, a Alemanha começou a construir sua marinha, embora isso só pudesse alarmar a nação marítima mais poderosa do mundo, a Grã-Bretanha. Reconhecendo uma grande ameaça à sua segurança, a Grã-Bretanha abandonou a política de manter-se distante dos emaranhados com as potências continentais. Dentro de dez anos, a Grã-Bretanha concluiu acordos, embora limitados, com seus dois principais rivais coloniais, a França e a Rússia. A Europa foi dividida em dois campos armados: os Poderes da Entente e os Poderes Centrais, e suas populações começaram a ver a guerra não apenas como inevitável, mas mesmo bem-vinda (SHEFFIELD, 2008)

É importante ressaltar que a época da paz armada foi uma época de grande desenvolvimento tecnológico, o que contribuiu bastante para o desenvolvimento do poderio militar das nações. As duas revoluções industriais promoveram mudanças não apenas no campo industrial e no modo de gerenciamento do trabalho nas fábricas, como impulsionou bastante a indústria bélica. Como dito pelo autor Eric Brose  (2014),

Nessa época, as nações estavam ansiosas para não serem deixadas para trás na atmosfera hostil da Europa e, assim, conseguiram adquirir essas tecnologias. As locomotivas a vapor transportavam tropas nas manobras do exército prussiano já em 1839, por exemplo. […] Novas máquinas-ferramentas, como tornos e fresadoras, melhoraram a precisão de metal, preparando o caminho para a produção de rifles de carga rápida, de disparo rápido e as primeiras metralhadoras nos Estados Unidos, Alemanha e França (BROSE, 2014).

Por fim, vale ressaltar que os anos anteriores à guerra foram de grande desenvolvimento técnico e estrutural e de grande otimismo, mas ainda assim, em 1914 inicia-se uma guerra com proporções jamais vistas até então. Cabe a reflexão sobre o papel desses avanços para o desenvolvimento do comportamento belicoso e de enfrentamento das potências.

REFERÊNCIAS

Antecedentes da Primeira Guerra.  Disponível em <http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=52>. Acesso em setembro de 2017.

BROSE, Eric. Arms Race prior to 1914, Armament Policy. 2014. Disponível em <https://encyclopedia.1914-1918online.net/article/arms_race_prior_to_1914_armament_ policy>. Acesso em setembro de 2017

EDUCACIONAL. Paz Armada.  Disponível em <http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/95460001/6009972/ea_h22_m02c12a21.pdf>. Acesso em setembro de 2017.

KALICHESKI, Luciana. Primeira Guerra Mundial 1914-1918. 2011. Disponível em <http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=3109&idC=58300>. Acesso em setembro de 2017.

NETO, José Alves de Freitas; TASINAFO, Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. Editora Harbra. 2ª Edição. 2006.

SHEFFIELD, Gary. The Origins of World War One: Early signs in Europe. Disponível em <http://www.bbc.co.uk/history/worldwars/wwone/origins_01.shtml>. Acesso em setembro de 2017.

SPARKNOTES. Europe 1871-1914: The Balance of Power in Europe (1871-1914). Disponível em <http://www.sparknotes.com/history/european/1871-1914/section8.rhtml>. Acesso em setembro de 2017.

SPARKNOTES. Europe 1871-1914: Context. Disponível em  <http://www.sparknotes.com/history/european/1871-1914/context.html>. Acesso em setembro de 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s