IV Conferência Mundial sobre a Mulher

cUNdpiinterno

Passados vinte anos da primeira conferência mundial sobre a mulher, apesar da evolução em relação aos problemas enfrentados, a ONU reconheceu que a desigualdade entre gêneros persistia. Nota-se que as decisões eram tomadas quase que exclusivamente por homens, o que favorecia a negligência em relação às necessidades das mulheres. Esse diagnóstico reforçou a ideia de que era imprescindível empoderar as mulheres para que, assim, elas fossem capazes de discutir e tratar suas próprias dificuldades, equivalendo à participação masculina em todos os âmbitos dos processos de tomada de decisão.

Foi durante a IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim no ano de 1995, que uma nova fase no tratamento das questões das mulheres se iniciou. Foi reconhecido que toda questão referente às mulheres deveria ser analisada a partir de uma perspectiva de gênero, pois, toda estrutura da sociedade e suas relações eram configuradas por meio desta.

Somente percebendo a forma como o gênero influencia na maneira como as mulheres são vistas e inseridas na sociedade seria possível identificar os problemas enfrentados e como solucioná-los, a fim de empoderar as mulheres e garantir a igualdade entre gêneros em todos os aspectos. Assim, a desigualdade entre homens e mulheres passou a ser tratada como um problema universal, cuja solução seria benéfica para todos. Com isso, a Conferência de Pequim atraiu atenção internacional como nunca visto antes, e seus debates resultaram na Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, adotada unanimemente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s