Megaeventos esportivos

14238506068_e14b0cabb1_o

De uma maneira geral podemos definir megaeventos como um acontecimento de grandes proporções que envolvem uma grande infraestrutura para seu desenvolvimento e realização. Quando nos referimos a megaeventos esportivos, é levado em consideração a grande estrutura necessária para a realização das competições, como estádios, e o grande número de pessoas envolvidas, tanto como parte da delegação esportiva, quanto espectador. Em geral, os principais megaeventos sediados são as Olimpíadas, tanto a de verão como a de inverno e a Copa do Mundo de Futebol, organizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela Federação Internacional Esportiva (FIFA) respectivamente.

Desde o retorno dos Jogos Olímpicos, em Atenas 1896, como nas futuras competições, é possível perceber um crescimento no número de participantes e delegações envolvidas nos eventos. Em 1896, 241 atletas de 14 países diferentes competiram em 14 esportes, já em Munique 1972, por exemplo, 7134 atletas de 121 países competiram em 195 categorias esportivas.

Gráfico 1 – número de atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos

dadadadada

(Fonte: Globoesporte)

O Crescimento nas proporções dos eventos, também representa aumento significativo nas verbas necessárias para a construção e melhora nas instalações essenciais para acomodação tanto das delegações esportivas, quanto dos espectadores além dos locais que sediarão as competições. Os países que se propõem a ser sede de um evento internacional, devem atender a critérios rigorosos impostos pelas instituições, como o COI e para isso destinam grande parte de seu orçamento na melhora de sua infraestrutura. (McCARTHY, 2016)

Gráfico 2 –  Custos massivos por trás dos Jogos Olímpicos

custos

(Fonte: Forbes)

 

Apesar do crescimento nos custos para se sediar um megaevento podemos destacar como pontos positivos que tais competições costumam alavancar a economia local, pois são necessários diversos setores, como o de turismo, o setor de construção, para se criar uma infraestrutura para a realização. Isto cria no curto prazo um aumento no número de empregos internos e no longo prazo o país sede pode se tornar um polo de atração turística o que continua estimulando um crescimento econômico.

Além do estímulo financeiro, os megaeventos são foco da atenção das mídias, e por isso podem servir como palco de propagação ideológica, como o caso da Olímpiadas na época da Alemanha nazista, ou das Olimpíadas de Munique 1972 em que foram realizados atentados contra a delegação israelense devido ao grande número de espectadores o que representava uma grande cobertura midiática

Imagem 1- capa The New York Times sobre atentados de Munique

capa

(Fonte: The New York Times)

 

Em resumo podemos definir que um megaevento esportivo consiste em uma competição em grande escala que envolve diferentes nações com o propósito inicial de se ampliar os eventos esportivos, e que possuem grande número tanto de participantes quanto de espectadores. Porém este cenário é fértil também para a população do país sede que possui a oportunidade de apresentar um crescimento econômico, além do país se tornar foco da cobertura midiática.

 

Bibliografia:

https://www.forbes.com/sites/niallmccarthy/2016/08/04/the-massive-cost-of-hosting-the-olympic-games-infographic/#5db8a7402e38. Acesso em: 05 de set 2017

https://www.olympic.org/ Acesso em: 05 de set 2017

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2014/08/o-caminho-rumo-ao-rio-2016-brasil-tem-313-vagas-garantidas-nos-jogos.html Acesso em 05 de set 2017

http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_hosp_lazer/061112_org_eventos.pdf

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-954X.2006.00650.x/full

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s