As Alianças da Grande Guerra: Parte II – Tríplice Aliança

Continuando o post anterior, esse tem por objetivo tratar do outro lado envolvido na Grande Guerra. Anteriormente falamos sobre a Entente, agora é hora de aprender mais sobre a Tríplice Aliança.

A questão política da Europa no início do século XX era delicada. O processo colonial existente no final do século XIX tinha deixado países descontentes, mais especificamente o Reino da Itália e o Império Alemão, que estavam insatisfeitos com as partilhas da Ásia e África. O Império Alemão passou por um processo de unificação entre 1870-1871, tornando-se um Estado forte e industrializado. O líder alemão Bismark foi quem derrotou a França, na Guerra Franco-Prussiana em 1871. A França então, foi obrigada a ceder ao Império Alemão a região da Alsácia-Lorena, que eram ricas em carvão e minério de ferro, além disso, tiveram que efetuar o pagamento de uma pesada indenização. O revanchismo francês estava no ar, e os franceses esperavam uma oportunidade para retomar a rica região perdida.

Estava se sobressaindo também na época o que mais tarde chamaram de  pangermanismo e pan-eslavismo, estes influenciaram e aumentaram o estado de alerta que crescia na Europa no início do século XX. Os alemães tinham uma forte vontade nacionalista de unir em apenas uma nação todos os países germânicos, assim como os países eslavos.

Apesar de ganhar força nos anos imediatamente anteriores à guerra, a Tríplice Aliança teve seu surgimento em maio de 1882, quando foi criada através de um acordo militar entre Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Reino da Itália. Essa era a aliança multilateral mais longa em tempos pacíficos que a Europa havia conhecido. Na época de sua criação, a aliança previa apoio mútuo caso alguma das partes fosse atacada. Através desse acordo, Império Alemão e a Itália garantiam também apoio entre si no caso de um ataque francês. No entanto, o apoio italiano não se estenderia contra o Reino Unido, o que gerou certa instabilidade na aliança. Outra situação que deixava a Itália (e o próprio acordo) bastante instável, era o fato de que a população italiana era desfavorável ao estabelecimento de um acordo com o Império Austro-Húngaro, antigo inimigo da italiano à época de sua unificação.

Apesar de inicialmente ter se posicionado ao lado da Tríplice Aliança, logo que começa a guerra a Itália sai da Aliança e se declara neutra, a justificativa italiana era de que a Tríplice Aliança era um acordo que previa apoio em caso de ataque, mas naquela situação, a Itália viu o Império Alemão como o agressor. Em 1915 temos outra reviravolta, em razão das promessas que os aliados da Entente fizeram, em maio daquele ano a Itália se junta ao Reino Unido, França e Império Russo na guerra contra seus antigos aliados (austro-húngaros e alemães).

Como no post anterior, cabe ressaltar que os impérios Alemão e Austro-Húngaro e (inicialmente) a Itália, eram apenas os atores principais da Aliança, mas o acordo contava também com o apoio de países como a Bulgária e o Império Turco.

The Crime of the Ages

      Cartoon de John MacCurtcheon, da Chicabo Tribune, intitulada “O Crime das Eras: quem fez?”

Nós da CPP, esperamos que esteja mais claro para vocês, senhores e senhoras delegados(as), as influências e o contexto que levaram a formação das duas alianças da Grande Guerra. Sendo isso um dos passos fundamentais para a determinação do posicionamento de cada delegação. Qualquer dúvida estamos sempre a disposição na nossa página no facebook ou no email. Até o próximo post!

 

REFERÊNCIAS

SILVA, Daniel. Saiba exatamente o porquê do abandono da Itália da Tríplice Aliança para a Tríplice Entente. Disponível em <http://alcateiaderaciocinios.blogspot.com.br/2013/09/saiba-exatamente-o-porque-do-abandono.html>. Acesso em agosto de 2017.

SONDHAUS, Lawrencw. A Primeira Guerra Mundial – História Completa. Disponível em <http://www.jbnews33.com.br/informativos/anexos/A%20Primeira%20Guerra%20Mundial%20-%20Historia%20Completa%20-%20Lawrence%20Sondhaus.pdf>. Acesso em agosto de 2017.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s