The future is Eleanor Roosevelt

Anna Eleanor Roosevelt está muito além do seu tempo, é uma ativista, política e diplomata norte-americana que se destaca, principalmente, na busca pelos direitos humanos. Nascida em 11 de outubro de 1884 em Nova Iorque, Eleanor é sobrinha do ex-presidente Theodore Roosevelt e sua família pertence à alta sociedade do país, os chamados “swells”. Após perder os seus pais na infância, foi criada por sua avó materna, Mary Livingston Ludlow, até completar 15 anos, quando se mudou para a escola privada Allenswood Academy na Inglaterra. Lá teve o primeiro contato com o feminismo através de sua diretora, Marie Souvestre, que incentivava o pensamento independente nas suas alunas.

C9EABE9C-E7C6-4CE7-9637-A6CDD3CEBC9C-398-0000002EA65D8378
Eleanor Roosevelt por Yousuf Karsh, 1944. National Portrait Gallery, Smithsonian Institution.
© Estate of Yousuf Karsh

Em 1902, Eleanor retornou aos Estados Unidos para ser apresentada formalmente a sociedade em um baile de debutante. No verão daquele mesmo ano, ela encontrou com seu primo Franklin Delano Roosevelt em um trem, dando inicio a um romance secreto. Mesmo com toda a oposição da mãe de Franklin, eles noivaram em 22 de novembro de 1903. A data do casamento foi acordada com a agenda do seu tio e o então presidente Theodore, oficializando a união em março de 1905, o casal teve seis filhos — cinco meninos e uma menina.

Em 1918, Eleanor descobriu que seu marido mantinha um caso extraconjugal com sua secretária e pretendia deixá-la. Todavia, devido à política, eles permanecem juntos. Desiludida com estes acontecimentos, ela concentrou-se na vida pública, aprimorando o seu trabalho social. Nas eleições presidenciais de 1920, Franklin foi nomeado candidato do partido democrata com James M. Cox e, assim, o casal Roosevelt começou a fazer as primeiras aparições para a campanha. Contudo, foram derrotados pelo partido republicano.

No ano seguinte, durante as férias, Franklin foi diagnosticado com poliomielite, o que o impossibilitou de manter uma agenda pública ativa, dessa forma, Eleanor o substituía. Usando a sua influência, ela trabalhou com a Women’s Trade Union League (WTUL), arrecadando fundos e apoiando os objetivos como o de diminuir a carga horária de trabalho e abolir o trabalho infantil. Ela ganhou grande notoriedade ao longo da década de 20, como líder do Partido Democrático de Nova Iorque, auxiliando na reeleição de Alfred Smith ao governo do estado, contra seu primo Theodore Roosevelt Jr..

Com a intenção de ajudar mulheres a se desenvolver na vida social e política, Eleanor se junta a duas amigas e compra uma escola para garotas onde havia cursos preparatórios para a faculdade que encorajavam o pensamento independente. Para além disso, ela também criou a Indústria Val-Kill com o objetivo de ajudar as famílias agrícolas da época a conseguir uma renda extra com trabalhos artesanais. Entretanto, com a eleição de seu marido ao governo do estado e, mais tarde, à presidência, esses projetos não tiveram continuidade.

Anna Eleanor Roosevelt se tornou primeira-dama dos Estados Unidos em março de 1933, ficando extremamente chateada pela posição ser tradicionalmente ligada aos cuidados domésticos e à recepção de convidados. Mas, apesar das críticas, ela se manteve ativa, tornando-se a primeira-dama a discursar em uma convenção nacional do partido, a escrever uma coluna de revista mensal e manter um programa de radio semanal, sempre com forte apoio de seu marido.

No inicio do mandato de Roosevelt, a principal ação de Eleanor foi a Comunidade de Arthurdale, na Virgínia, criada como uma alternativa aos mineiros da região, onde poderiam viver de uma agricultura de subsistência, artesanato e pequenas fábricas. Apesar das duras críticas de seus aliados e opositores, ela continuou a manter financeiramente o local por muitos anos e abordou o debate a respeito de discriminação racial. Embora tenha prejuízos com a empreitada, Eleanor considerou a iniciativa um sucesso devido às mudanças causadas na vida das pessoas.

Em meados da década de 30, criou-se o Congresso Americano da Juventude para defender os direitos dos jovens na política dos Estados Unidos. O envolvimento de Eleanor Roosevelt deu origem à Administração Nacional da Juventude (AYC), uma das agências do New Deal, que procurava auxiliar jovens de 16 a 25 anos nas escolas e na busca por trabalho, que durou até 1943. A primeira-dama esforçava-se em envolver os jovens nas questões políticas e sociais do país, entusiasmando-os a seguir esta carreira.

ER_40_07_19a_edited-1024x776

Durante a administração Roosevelt, uma das principais causas abraçadas por Eleanor era a conquista dos direitos civis da população afro-americana. Depois analisar os programas do New Deal, ela percebeu que eles eram discriminatórios e lutou para que os benefícios fossem estendidos a todos. Ademais, lutou para que menos mulheres trabalhassem em fábricas e, desta maneira, mais mulheres em cargos administrativos, agregando o ativismo à sua posição. Roosevelt foi uma primeira-data sem precedentes, considerou até trabalhar com a Cruz Vermelha na Europa no período da Segunda Grande Guerra, além disto, também apoiou fortemente a desindustrialização da Alemanha no pós-guerra.

Franklin Roosevelt, seu marido, faleceu em abril de 1945 causada por uma hemorragia cerebral. Em dezembro do mesmo ano, Eleanor é nomeada pelo presidente Harry Truman como delegada na Assembleia Geral das Nações Unidas assumindo o cargo de presidente da Comissão preliminar das Nações Unidas em 1946. Quando a comissão se tornou permanente, ela manteve o cargo e desempenhou um papel fundamental na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos (UDHR).

IMG_3599

Em uma de suas declarações, Roosevelt intitulou a Declaração como “Carta Magna internacional de todos os homens em todos os lugares”, o que fez com que ela fosse aceita pela Assembleia Geral unanimemente. Anna Eleanor continua atuando ativamente contra as discrepâncias sociais e políticas da sociedade norte-americana, demonstrando a sua paixão e entusiasmo na busca de mundo melhor para as gerações futuras.

 

BIBLIOGRAFIA

Eleanor Roosevelt. Biography.com, 2017. Disponível em: <https://www.biography.com/people/eleanor-roosevelt-9463366&gt;. Acesso em 2 de agosto de 2017.

NATIONAL FIRST LADIE’S LIBRARY. Eleanor Roosevelt, s.d. Disponível em: <http://www.firstladies.org/biographies/firstladies.aspx?biography=33&gt;. Acesso em 2 de agosto de 2017.

YOUTH FOR HUMAN RIGHTS. Defensores dos Direitos Humanos: Eleanor Roosevelt, s.d. Disponível em: <http://br.youthforhumanrights.org/voices-for-human-rights/champions/eleanor-roosevelt.html&gt;. Acesso em 2 de agosto de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s