As Conferências Mundiais Sobre a Mulher da ONU

090214

Com a formação da ONU em 1945 e o estabelecimento da Carta Das Nações Unidas, pela primeira vez um documento legal reconheceu e afirmou a igualdade entre os gêneros, inaugurando, assim, uma agenda internacional voltada para a proteção e promoção dos direitos e empoderamento das mulheres. Com a criação da Comissão Sobre a Situação das Mulheres (CSW), em 1946, sob a supervisão do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), a busca por soluções para os problemas e desafios enfrentados pelas mulheres em diversos países ganhou mais atenção e a ONU passou a incentivar a proteção e promoção dos seus direitos nas áreas política, econômica, civil, social e educacional.

Nos anos seguintes à sua criação, o foco da ONU em relação às mulheres eram direitos civis, além da divulgação de dados e elaboração de relatórios acerca da situação das mulheres pelo mundo. Entretanto, logo ficou claro que somente as leis não foram o bastante para assegurar a igualdade e empoderamento das mulheres, o que levou a Organização a buscar novas formas de fazê-lo.

Dessa forma, a ONU começa uma nova fase de planejamento e incentivo de novas medidas para o desenvolvimento da situação das mulheres, traçando novas estratégias para garantir a igualdade entre homens e mulheres. Assim, os trabalhos das Nações Unidas passaram por um processo de transformação, no qual as mulheres começaram a ser percebidas como agentes de mudança em diferentes áreas, além de terem suas necessidades e vulnerabilidades identificadas.

A partir de 1975, a CSW tornou-se responsável pela organização e realização de quatro conferências mundiais acerca da situação das mulheres: México (1975), Copenhague (1980), Nairóbi (1985) e Pequim (1995). O objetivo de tais conferências era tornar a igualdade de gênero um tema central da agenda internacional, além de aproximar os Estados em prol de objetivos comuns, abrangendo o desenvolvimento da mulher em todos os níveis e lugares.

Quer saber mais sobre o papel da CSW e das Conferências Mundiais na evolução da promoção dos direitos das mulheres?? Então acompanhem nossos próximos posts!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s