Conhecendo a origem da Conferência de Paz de Paris

No ano de 1919, todos nos encontraremos para a realização da Conferência de Paz de Paris, que terá como objetivo negociar as bases dos acordos de paz e a realização de tratados. Dela participarão 25 países, alguns desses como membros observadores que não possuíram o direito de voto em questões de decisão da Conferência (em outro post falaremos mais sobre a participação desses países). As discussões acontecerão, principalmente, devido à iniciativa dos países que compõe a lista de vencedores da Grande Guerra, Reino Unido, França e Estados Unidos. Para entender um pouco mais sobre como acontecerá a Conferência, precisamos antes falar sobre o período anterior, a Grande Guerra.

A Grande Guerra iniciou o primeiro grande conflito internacional do século vinte. A fagulha foi provocada por um ato de terrorismo e em meio a uma Europa atormentada. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua esposa, a arquiduquesa Sofia, em Sarajevo, no dia 28 de junho de 1914, desencadeou as hostilidades que começaram em agosto de 1914 e se prolongaram por várias frentes até o ano de 1918. (UNITED STATES HOLOCAUST MUSEUM, 2017)

Sendo um conflito de proporções mundiais, este envolveu as grandes potências do mundo, que se organizaram em duas distintas alianças: os aliados (ou Tríplice Entente, que era composta por Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança composta por Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália – que inicialmente não entrou em guerra -). (STEVENSON, 2016) Para entender de uma melhor forma as políticas de aliança que existiram durante o conflito, indicamos o vídeo abaixo.

O entusiasmo inicial de todos os envolvidos acreditando que este conflito seria de curta duração e que haveria uma vitória rápida e decisiva desapareceu quando a Guerra começou a se arrastar, com grandes perdas humanas e materiais. (UNITED STATES HOLOCAUST MUSEUM, 2017) Por se tratar de um conflito de ampla extensão, será necessário um empenho maior dos senhores e senhoras delegados(as) no estudo sobre o período, logo mais será disponibilizado nosso Guia de Estudos que contém as informações bases de um estudo para a Conferência e ao longo do semestre serão publicados mais posts com informações extras que auxiliaram em estudos.

Falaremos então, em outros momentos, sobre a continuidade e os demais impasses e momentos decisivos da Grande Guerra que nos trouxeram a Conferência de Paz de Paris. O comitê já possui sua página no facebook que servirá como uma outra fonte para complementar os estudos, além de um email para enviarem dúvidas, sugestões e outros questionamentos: 18minionucpp@gmail.com

STEVENSON, David. 1914-1918 – A História da Primeira Guerra Mundial. Editora Novo Século – SP, 2016.

UNITED STATES HOLOCAUST MUSEUM. Primeira Guerra Mundial: Deflagração da Primeira Guerra Mundial. 2017. Disponível em < https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007427&gt;. Acesso em junho de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s