Apresentação da Mesa Diretora!

Olá! É com muito prazer que eu, Marina Teixeira, diretora da simulação Conferência Mundial Contra o Racismo (WCAR-2017) dou início aos trabalhos deste blog com a apresentação da Mesa Diretora deste comitê!

IMG_7809

Meu nome é Marina Teixeira, tenho 22 anos, e, no período de nossa simulação, estarei cursando o 8° período do curso de Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Meu primeiro contato com o Modelo Intercolegial das Nações Unidas (MINIONU) foi em 2012, quando cursava o 3° ano do ensino médio, no qual, tive a oportunidade de representar a República do Chade no Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) como delegada. Foi precisamente aí que me fascinei pelo projeto que, além de reforçar em mim o desejo de estudar as relações internacionais, me despertou a vontade de continuar participando do MINIONU. Assim sendo, no ano de 2014 participei internamente do projeto como Voluntária-Assistente na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (UNCED- 1994); Em 2015 participei como Diretora-Assistente no Tribunal Penal Internacional de Ruanda (TPIR- 1994); Em 2016 participei como Diretora Assistente no comitê de Crise e Intervenção (C&I), e agora, em 2017, retorno no cargo de Diretora da Conferência Mundial contra o Racismo (WCAR-2017), tema que vivencio e pelo qual tenho militado em minha vida.

Como vocês podem notar pelo número de vezes que me comprometi com o MINIONU, sou uma grande admiradora deste projeto, e realmente acredito que ele é capaz de mudar positivamente a vida daqueles que passam por ele. É precisamente desejando marcar positivamente a vida de vocês, que venho trabalhando juntamente com minhas Diretoras-Assistentes, no WCAR 2017. Espero ser capaz de sensibilizar e cativar a atenção dos senhores para a importância do debate sobre racismo e discriminação racial, temática que por vezes é tida como secundária nos debates internacionais, e subestimada em tantas outras esferas, como a própria academia. Porém, para que saiamos das simulações intelectualmente renovados, conto com o comprometimento dos senhores na preparação para os dias que virão.

Sem mais delongas, desejo a todos bons estudos e desde já me coloco a disposição para auxiliá-los no que for necessário.

IMG_7808

Olá, senhores delegados! Meu nome é Amanda, tenho 20 anos e estou no quinto período de Relações Internacionais na PUC Minas. Eu sou do sul da Bahia, de uma cidade chamada Teixeira de Freitas, e vim para Belo Horizonte no início do ano de 2015 para iniciar a faculdade. Minha primeira participação no MINIONU foi em 2016 quando fui voluntária do AGNU 2017. Dessa vez serei uma das diretoras assistentes do comitê WCAR 2017. Minhas expectativas para esta edição são grandes, visto que o tema que será trabalhado pelo nosso comitê é de grande relevância, além de me interessar muito. Espero que, juntamente com toda a equipe, possamos contribuir e ajudá-los, e que o comitê proporcione uma experiência única e bastante proveitosa. Grande abraço e aguardo todos em outubro!

IMG_7811

Senhores delegados, sejam bem-vindos ao 18º MINIONU e ao nosso comitê WCAR. Meu nome é Laís e durante a simulação estarei cursando o 4º período de Relações Internacionais. Esta é minha segunda participação no evento. Na primeira, atuei como voluntária do comitê OCHA (Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários), na 17ª edição, e tive a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas maravilhosas, o que me fez desenvolver um carinho imenso pelo projeto. Além disso, tive grandes aprendizados, tanto pessoais, como profissionais e acadêmicos, o que me motivou a voltar a fazer parte do projeto. Nesta edição, atuarei como diretora assistente e espero que possamos conduzir debates engrandecedores e prazerosos para todos. Tenho altíssimas expectativas para esse ano, e espero vê-los em breve.

Esperamos os senhores possam desfrutar dessa experiência, e tenham certeza de que estamos trabalhando para lhes proporcionar uma vivência incrível e singular. Aguardamos imensa dedicação e engajamento de suas partes, visando à importância do tema e o retorno que se é esperado dos debates. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos e espero que juntos possamos fazer do WCAR 2017 o melhor comitê de todas as edições do MINIONU.

 

Sendo assim, estão oficialmente abertos os trabalhos deste blog! Aguardem novas postagens com conteúdos interessantes para que os senhores possam se basear em suas pesquisas!

Até Mais!

Marina Teixeira

Diretora da WCAR (2017)

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s